Sou homem devo me depilar?

Perguntado por: icalixto9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

1. O corpo masculino normalmente tem muitos pelos por conta da testosterona, o fato de retirá-los acaba proporcionando uma sensação de maior conforto, já que diminui a fricção em algumas áreas, como as axilas e o entre pernas. 2.

Além disso, se deixado na pele por mais tempo do que o indicado na embalagem, pode causar irritação da pele. Onde pode ser usado: geralmente é indicado para fazer a depilação no peito, barriga, costas, braços e pernas e, por isso, também não deve ser usado na região íntima.

Os homens metrossexuais se vestem bem, usam roupas e acessórios elegantes, fazem depilação e usam cosméticos para a pele e cabelos. Mas isso não tem a ver com sua orientação sexual. O metrossexual pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual, não importa.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

A depilação íntima masculina, apesar de ainda ser um tabu para muitos homens, está sendo cada vez mais buscada em clínicas de estética. Entre os principais benefícios do procedimento destacam-se o conforto, higiene e valorização estética da região.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Sim: aparar os pelos da axilas
Mas isso não quer dizer que você pode deixar a região como uma floresta intocada. Mantenha os pelos da área sob controle com uma tesoura. Você não apenas vai ficar mais apresentável, como também irá suar menos e consequentemente cheirar melhor.

Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual). As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido.

No Brasil, chega a 28%. A maioria dos adeptos é de homens jovens, entre 18 e 34 anos, que se preocupam com a aparência e a higiene.

Do lado oposto, estão os que defendem que se deve depilar as axilas por uma questão de higiene, mas a publicação dedicada aos homens esclarece que tal não e fator decisivo. “A limpeza é crucial”, aponta, mas pode ser garantida com apenas água seguida de um bom desodorizante.

VANTAGENS DA DEPILAÇÃO MASCULINA

  • Melhor desempenho no desporto. Os homens desportistas sabem-no: é melhor "sem" do que "com". ...
  • Um aspeto mais estético. ...
  • Mais higiene e bom odor. ...
  • Mais conforto e saúde.

Os pelos pubianos atuam como uma almofada para os seus órgãos genitais e reduzem o atrito quando você está fazendo sexo. "Os pelos pubianos atuam como uma barreira defensiva", afirma Rieder. "Além disso, também protegem contra o atrito, evitando escoriações e machucados na pele ao redor."

Em alguns casos, podem ocorrer traumas locais, como pequenos cortes, que favorecem o surgimento de infecções. “A pele lesada pós-depilação fica mais suscetível à invasão pelas bactérias presentes por ali mesmo. Depilação sempre é um método traumático para a pele – seja via lâmina, cera ou mesmo laser.

Você sabia que o certo é seguir a direção de crescimento dos fios na hora de se depilar? Muita gente ignora ou depila no sentido contrário, mas passar a lâmina no sentido dos fios ajuda a evitar que os pelinhos acabem encravados ou que a pele fique irritada.

Os primeiros indícios da depilação são do Egito Antigo. Nessa época as mulheres usavam argila, sândalo e mel, dando origem à técnica de depilação com cera egípcia. De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.