Tem água no leite?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A composição do leite engloba diversos componentes, entre eles existem proteínas do soro , caseína, gordura láctea, lactose, vitaminas, sais minerais e a água. O leite possui em sua composição 87% de água.

acompanha o lactodensímetro.

a) Água (H2O)
Suas funções no leite são as de dissolver alguns componentes, além de dispersar (espalhar) e emulsificar (ligar-se com moléculas de gordura) outros.

O leite de vaca possui naturalmente pequenas quantidades de gorduras trans. No que se refere aos minerais estão presentes o cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selênio. Em vitaminas sua composição contém as vitaminas A (D e E em menores quantidades) e as do complexo B.

Principais componentes do leite bovino. Água 86,0 a 88,0 Sólidos Totais 12,0 a 14,0 Gordura 3,5 a 4,5 Proteína 3,2 a 3,5 Lactose 4,6 a 5,2 Minerais 0,7 a 0,8 Fonte: Noro (2001).

O leite é produzido pelos mamíferos para a alimentação de seus recém-nascidos. Esse produto é produzido nas glândulas mamárias e é formado por água, proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais, vitaminas, entre outros componentes.

O ácido esteárico é a principal gordura saturada encontrada no leite, um tipo que apresenta um efeito neutro sobre o aumento dos riscos para as doenças do coração, pois, quando consumido pode ser convertido em ácido oleico.

A água potável (filtrada ou fervida), a partir da introdução da alimentação complementar aos 6 meses de idade, porque os alimentos dados aos bebês apresentam maior quantidade de proteínas e maior quantidade de sais o que causa sobrecarga para os rins, que deve ser compensada pela maior oferta de água.

A legislação brasileira estabelece que adição ou subtração de qualquer substância ao leite cru deve ser considerada uma fraude. As fraudes por adição de água podem ser detectadas pela análise de crioscopia, avaliando-se o ponto de congelamento do leite em relação ao ponto de congelamento da água.

Para verificação do percentual de água no leite se utiliza a tabela de correção que acompanha o lactodensímetro. Lactondensímetro é um instrumento destinado a medir a densidade do leite. A EMBRAPA recomenda uma densidade do leite bovino entre 1,029 e 1,033 g/ml, correspondente a 29 e 33 graus Quevenne, respectivamente.

Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo. Além disso, a diluição facilita a digestão. Em contato com o Ácido Clorídrico do estômago, o leite coagula.

Além do leite, foram comparados chás, refrigerantes e sucos, mas, segundo a especialista, o leite foi o vencedor por ter água, vitaminas e minerais em sua composição.

Um estudo revelou uma descoberta surpreendente: o leite pode hidratar mais do que a água! De acordo com a pesquisa, a composição do leite, que inclui proteínas, carboidratos e eletrólitos, contribui para sua capacidade de hidratação eficaz.

A composição do leite pode variar, mas uma forma padrão deve conter: 87,1% de água, 3,4% de proteínas, 3,9 % de gordura, 4,9 % de carboidratos (açúcares) e 0,7 % de sais minerais, além de várias vitaminas.

Não é seguro consumir leite diretamente da vaca, a menos que você queira correr o risco de contrair doenças como brucelose e tuberculose. Além disso, a ingestão de leite "natural" pode levar a problemas como constipação, indigestão e refluxo.

Leite de vaca puro ou natural: é o leite retirado da vaca que vai diretamente para a casa do consumidor, sem passar por nenhum processo industrial; Leite Pasteurizado: é o leite de saco que fica armazenado na geladeira.