Tem colírio para degeneração macular?

Perguntado por: lcurado9 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

No final de 2020 tivemos a aprovação pela Anvisa do Brolucizumabe para uso no Brasil. Esta aprovação pode significar uma grande mudança de paradigmas no tratamento da degeneração macular relacionada a idade (DMRI), retinopatia diabética, oclusões vasculares e outras doenças da retina.

Um dos principais tratamentos indicados para o quadro é a aplicação de injeções intravítreas. Essa solução é também recomendada para outras doenças da retina, como o edema macular e a oclusão venosa. Saiba mais sobre a degeneração macular e o seu tratamento!

Com a progressão da degeneração macular, um dos sintomas comuns é a perceção de um escotoma (mancha) no centro (ou perto) do campo visual. Ao longo do tempo, a área manchada pode evoluir, ou pode desenvolver manchas escuras na visão central.

A suplementação de luteína e zeaxantina auxilia no tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e deficiência visual. Ainda, outras evidências relatam que a luteína e a zeaxantina podem melhorar a função ocular normal, aumentando a sensibilidade ao contraste e reduzindo a deficiência de ofuscamento.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANVISA) aprovou mais um medicamento para o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) em sua forma úmida. Trata-se do aflibercepte (Eylia®), comercializado no Brasil pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals.

Entre outros fatores causadores e de risco da degeneração macular, estão: histórico familiar, tabagismo, doenças cardiovasculares, obesidade, ingestão de grandes quantidades de gorduras e dietas pobres em frutas e verduras, hipertensão, algumas anormalidades genéticas e exposição ao sol.

Além disso, as medicações utilizadas para as aplicações intravítreas são extremamente modernas, o que também pode deixar esse procedimento com alto custo. Uma aplicação de injeção intraocular pode variar entre R$1.500 e R$15.000.

Ainda não se sabe qual a causa exata da degeneração da mácula. Apesar disso, já são conhecidos alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença: envelhecimento e desgaste do tecido da mácula com a idade; predisposição genética; exposição à luz do sol; hipertensão; obesidade; e tabagismo.

Um óculos de realidade aumentada chamado IrisVision ajuda pessoas com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Diabética, Doença de Stargardt, Glaucoma, etc.

Quem tem degeneração de mácula pode dirigir? A liberação para a direção depende da visão do paciente, e não da doença. Se o indivíduo tiver visão normal nos 2 olhos, mesmo tendo a degeneração macular, não há qualquer impedimento à direção.

"A degeneração macular pode afetar um ou os dois olhos. Primeiramente, a pessoa tem a visão central bloqueada por um ponto negro, que depois se transforma em uma lacuna branca ou cinza. Esse dano à visão central é permanente, mas a visão lateral (periférica) raramente é afetada.

Além da terapia com laser e das ajudas visuais, a degeneração macular relacionada à idade do tipo úmido também pode se benefíciar da terapia fotodinâmica, um tratamento que envolve a administração de um medicamento sensível à luz seguido de exposição à luz intensa, para destruir os vasos sanguíneos anormais.

A cirurgia da mácula é muito delicada, logo, exige muita experiência do cirurgião. No procedimento, é realizada a remoção do gel vítreo (vitrectomia) e de membranas semitransparentes da região macular (técnica de “peeling”). Dessa forma, busca-se restabelecer a forma e a função desta região tão importante.

Há quem reclame, também, de formação de Moscas Volantes (FLOATERS) e sensação de visão dupla. Ao contrário do Glaucoma que atrapalha a visão periférica, a degeneração macular prejudica a visão central. Para onde quer que olhem, os portadores da doença são implacavelmente perseguidos por uma alteração na visão central.

Também faço uso deste procedimento e percebo que tal hábito tonifica toda a musculatura ocular, além de suas ações cicatrizante, bactericida e desintoxicante (limpeza).

Morangos, mirtilos e amoras são ótimos superalimentos para o funcionamento saudável dos olhos. Os antioxidantes presentes na maioria das frutas vermelhas podem ajudar a prevenir ressecamento, pressão arterial baixa, defeitos de visão e degeneração macular.

Grande parte da saúde ocular deriva dos nutrientes adquiridos através da sua dieta. Vitamina A, luteína e zeaxantina, ácidos gordos ómega-3 e Vitaminas C e E, são cinco vitaminas e minerais fundamentais para manter uns olhos saudáveis.