Tem como diminuir a parcela de um financiamento?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Pode-se dizer que dar uma entrada maior é a principal forma de conseguir a redução das parcelas do financiamento, pois a quantia restante para pagar será menor. Inclusive, os juros que incidirão sobre esse valor também tendem a ser menores.

Em 2019 e 2020, os bancos, liderados pela Caixa Econômica, lançaram linhas de financiamento indexadas ao IPCA ou à rentabilidade da poupança. Isso quer dizer que o saldo devedor seria atualizado por esses indexadores no período do empréstimo, o que altera o valor das parcelas.

Como o próprio nome sugere, a ação de revisão de contrato do financiamento deve ser feita pela instituição financeira responsável pelo crédito. O cliente pode acioná-la quando houver dificuldade para o pagamento das parcelas. Dessa forma, o banco avalia a possibilidade de oferecer condições melhores para a amortização.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO
Buscar receber valores pagos indevidamente; Impedir que o bem seja objeto de busca e apreensão por impossibilidade no pagamento das parcelas; Evitar o registro ou retirar a negativação do nome e CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito como: SERASA, SCPC etc.

Se conseguir um empréstimo com um Custo Efetivo Total de 1,4% ao mês, um crédito de R$ 20 mil ficaria com 48 parcelas de R$ 575,03.

Esse tipo de financiamento, bem comum nos EUA, prevê uma entrada de, no máximo, 50% (variando muito por empresa), parcelamento em 24 ou 36 meses e uma parcela balão ao final - de 30% a 50% do total, normalmente.

Dicas para pagar um financiamento de carro mais rápido

  1. Faça mais pagamentos por mês. ...
  2. Faça um grande pagamento extra. ...
  3. Revise o seu planejamento financeiro. ...
  4. Pague com outro empréstimo/crédito. ...
  5. Empréstimo com garantia de veículo. ...
  6. Crédito com garantia de investimento. ...
  7. Repasse da dívida para outro comprador.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Pode-se dizer que juros abusivos estão sendo aplicados no seu contrato quando o juro é muito maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo, quando a cobrança está acima da média prevista pelo Banco Central ou infringe o Código de Defesa do Consumidor.

Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Na prática, isso representa mais economia. Vale lembrar que, quanto mais distante estiver o vencimento da parcela antecipada, maior será o desconto. Por isso, é sempre recomendado antecipar as últimas parcelas do financiamento.

Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

Como posso quitar o imóvel antes do previsto?

  1. Quitar as últimas parcelas. Diminuir o tempo total é uma forma de pagar menos juros do que foi previsto na contratação do financiamento. ...
  2. Amortizar a dívida. Outra opção para quem deseja reduzir o tempo de pagamento é amortizar a dívida. ...
  3. Usar o FGTS. ...
  4. Utilizar 13º ou férias.

Se são parcelas fixas, você vai abater do total da dívida. Quando abater do total da dívida, você pode entrar em contato com o banco e pedir para ele refinanciar, para que a parcela seja reduzida", afirma. No caso das parcelas decrescentes, Nimara explica que o cliente pode amortizar de frente para trás um valor.