Tem como engordar emocionalmente?

Perguntado por: dalves4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O estresse crônico pode sim contribuir para o aumento de peso. E isso ocorre porque há o aumento na produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Esse hormônio age para que o organismo tenha mais reservas de energia em forma de gordura.

Os pensamentos que nos fazem perder controle são:

  1. “Eu não sou boa o suficiente.”
  2. “Estou fazendo tudo errado. Eu sou errada. Alguma coisa em minha vida está errada.”
  3. “Eu preciso mudar.”
  4. “Eu nunca vou ser tão ___como ela. Eu não sou digna de ser amada.”
  5. “Eu não sou deseja por ninguém.”

A ansiedade provoca alteração na produção do hormônio cortisol. Em situação estresse, tensão e medo, que uma pessoa ansiosa passa a todo instante, esse hormônio é liberado no corpo. O cortisol tem como efeito estimular a produção de gordura no organismo.

“Contudo, no geral, a região abdominal é considerada a de maior risco para o acúmulo de gordura (a chamada gordura visceral, que deve ser evitada)”, explica a especialista. Isso porque uma maior circunferência abdominal está relacionada a doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Descontar situações estressantes em um prato de macarronada, usar a comida como recompensa ou então comer para se sentir emocionalmente satisfeito são os principais indícios que a falta de consciência emocional é a principal barreira para a perda de peso.

Aceite os seus erros, identifique e conheça as suas emoções, dê asas aos seus sonhos, descubra os seus pontos fortes, valorize-se e, acima de tudo, aprenda que crescer é aceitar o que acontece com você e não lutar contra, mas tirar um aprendizado de todas as experiências.

A depressão não faz engordar, ainda que possa ter algum impacto na forma como a pessoa se alimenta. Ou seja, a depressão é uma doença que pode ter algum impacto na quantidade de calorias ingeridas, quer na quantidade de calorias gasta.

Marcio Atalla diz que é improvável. O comentarista responde dúvida de ouvinte sobre relação com a balança. Ele explica a diferença entre ganhar peso e engordar.

6 dicas para engordar de forma saudável

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

Desvie o foco - Não desconte a ansiedade nos alimentos. Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir um filme. Tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar. Estando com a mente ocupada, a ansiedade não terá espaço.

Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.

O ganho de peso acontece de forma rápida e inesperada principalmente quando está relacionado alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, ou menopausa por exemplo, em que pode haver diminuição do metabolismo e aumento do acúmulo de gordura.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Para que o peso de uma pessoa aumente um quilo de um dia para o outro, é necessário que ela ingira em torno de 7500 calorias a mais do que as que são gastas durante esse período, lembrando que gasto calórico acontece mesmo em repouso.

Conforme emagrecemos, nossa pele também perde colágeno. Isso acontece pois com o estiramento ocorre também o rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e sustentação.

Frequentemente, o rosto é o primeiro a engordar e o último a emagrecer. Isso acontece porque cada organismo segue uma ordem de acúmulo de gordura. Se seu corpo tende a acumular gordura no seu rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares de onde ela será eliminada, pois isso acontece na ordem inversa.

Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.