Tem como mudar a voltagem da tomada?

Perguntado por: earaujo4 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.

Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro. Espero ter ajudado! É muito simples no 110 temos uma fase e um neutro, para mudar para 220 é só trocar o fio neutro por fase.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta.

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.

Alterando a tomada: Com o cabo no ponto em que deseja fazer a conversão você irá desligar a energia da rede para que possa mexer no cabeamento sem riscos, e então nos bornes da (s) tomada (s) você deverá ligar uma fase e o neutro que acabou de levar, feche a tomada e ligue o circuito.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

Outra possibilidade que temos de se obter uma tomada 220V é utilizando um transformador, este tipo de ligação geralmente usamos em instalações que temos apenas a tensão de fase 127V e algum aparelho ou equipamento seja necessário ligar em 220V.

O autotransformador converte a voltagem da rede de 220V para 110V ou vice-versa, de maneira simples e prática, bastando apenas de um lado ligar na rede e no outro ligar o eletrodoméstico desejado.

Assim quando se muda de uma cidade em que a energia era 220 para outra em que é 110, é preciso dar um jeito para que os eletrodomésticos (principalmente a geladeira) funcionem no novo lar, e aí se tem duas opções: comprar autotransformadores de 110 para 220 ou transformar as tomadas da casa.

Quanto custa para instalar um padrão de energia? Depende muito do padrão de entrada que será instalado. Porém, em média, a instalação de padrão de energia fica em torno de R$ 350 para a mão-de-obra, sem contar os materiais necessários.

Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Quanto custa uma instalação eletrica residencial
O preço médio para fazer instalação elétrica em um apartamento de 70 m² com 2 quartos fica próximo de R$ 9.200.

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

Cada transformador possui uma bobina de cobre imersa em um óleo, que é utilizada para fazer o chamado rebaixamento da tensão, ou seja, transformar os cerca de 13 mil volts que chegam pela rede em 110 ou 220 volts que são comumente usados nas residências. É justamente essa bobina o alvo dos furtadores.

Em alguns casos o secundário do transformador pode absorver muita energia e causar um curto-circuito. Se tiver um transformador com derivações e receber a mensagem "OL" do secundário, provavelmente o secundário está com curto-circuito.

Sim, mas com o tempo ele pode danificar pois a tensão 127v não é constante caso seja tensão alternada.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.