Tem como saber quem tirou print no Instagram?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Dá pra saber quem tira print no Instagram. Entretanto, a informação só é permitida no Direct, ou seja, dentro de uma conversa pelo “DM”. Então, não é possível saber quem tirou print dos seus stories, Reels, Lives, bio ou feed. Pelo menos não até esse momento.

Não. Agora vamos à resposta longa: o boato de que tem como saber quem tirou print do WhatsApp circula na internet desde o primeiro semestre de 2019, quando o site da revista Capricho (e outros veículos também) publicou uma matéria divulgando o novo recurso. No entanto, tudo não passou de uma pegadinha de 1º de abril.

Capturas de tela de story ou postagens não vão ser notificados; Medida busca preservar a privacidade dos usuários.

Apesar de os destaques serem permanentes, só é possível saber quem visualizou os stories dentro deles em um período de 48 horas depois da postagem do story. Nesse tempo, o Instagram expõe o número de visualizações, curtidas, nomes e fotos dos visitantes.

No caso do Instagram, a notificação da captura de tela acontece quando o remetente da mensagem envia um texto com o bate-papo no modo de “mensagens temporárias”. O aviso é necessário para garantir que o destinatário não retenha informações mandadas de forma sigilosa sem o conhecimento de quem enviou a informação.

Segundo Julian Gutman, ex-líder de produto do Instagram, a ordem de exibição funciona através do aprendizado de máquina do algoritmo que se baseia em nossas atividades, ou seja, as pessoas que você mais interage e pesquisa na rede social aparecem ao topo da lista.

Clique nos 3 pontos verticais no canto superior direito da publicação; Em seguida, clique na opção “ver recompartilhamentos de story”; Toque em qualquer um dos resultados para visualizar o nome de usuário do compartilhador; Confira o nome do usuário de quem compartilhou.

Para garantir o propósito do recurso, que é manter a privacidade e o sigilo, os Stories compartilhados com os Melhores Amigos não podem ser enviados por Direct, nem utilizados como sticker, quando houver menção ao perfil de um amigo. No entanto, é possível tirar prints dos Stories normalmente.

Compartilhar mensagens enviadas pelo WhatsApp com terceiros pode ser considerado crime, passível de punição e indenização por danos morais. Isso porque sem o consentimento da outra parte da conversa, a ação pode ser considerada um ato criminoso e acarretar a decisões judiciais.

Quando alguém está online, o WhatsApp dessa pessoa está aberto em primeiro plano e conectado à internet. No entanto, isso não significa que sua mensagem foi lida. A informação visto por último exibe a hora em que a pessoa usou o WhatsApp pela última vez.

Ela permite que duas contas sejam usadas simultaneamente no mesmo aparelho, tem capacidade para enviar arquivos de áudio e vídeo com até 100 MB. Ainda permite que o usuário escreva mensagens de até 250 caracteres nos status e o download dos status dos contatos no celular.

Mas atenção: apesar da plataforma não notificar o usuário se alguém fez uma captura de tela dos seus conteúdos, ela avisa se um print foi tirado de uma foto, vídeo ou mensagem autodestrutiva que ele enviou por DM.

Para revelar quem tirou o print, será necessário primeiro compartilhar o BeReal — seja via Instagram, Mensagens, Twitter ou Mail. Depois disso, a informação será revelada pelo app.

Seria o equivalente a outra expressão também comum, porém usada pela geração anterior, " minha nossa" ou "Meu Deus!"

E se já tiverem passado 24 horas? Nem todo mundo sabe, mas o Instagram permite conferir quem viu seus Stories até 48 horas após a publicação. Para isso, toque em sua foto de perfil ou ícone de um bonequinho, no canto inferior direito do app, e depois, sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito.

De 1 a 7 stories/dia é o ideal
Se você quer um número concreto, o recomendado é que seja de um a sete – quando a taxa de conclusão (número de pessoas que viram todos eles) está em 70%. Mas veja bem: isso não quer dizer que 7 seja o limite! Tudo vai depender da sua estratégia e de quanto conteúdo quer entregar.