Tem vírgula depois de querida?

Perguntado por: tchaves2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Caso tenha percebido que faltava a vírgula entre “Oi” e “querida”, você acertou. Forma correta: Oi, querida. Tudo bem? A falta da vírgula do vocativo é um dos erros de português mais comuns.

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Portanto, o consulente deverá dizer «Obrigado, João», mas, se for uma rapariga que o disser, deverá fazer o feminino: «Obrigada, João!» Relativamente à colocação (ou não) da vírgula, ela é, de facto, obrigatória nesta situação, porque é ela que marca a presença do vocativo (a pessoa que se chama – João).

EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano. Olá, Fulano....

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia! Bom feriado a todos!”

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

“Escreva as saudações com hífen: 'Bom-dia!, 'Boa-tarde! ' e 'Boa-noite! '. Se não for saudação, escreva sem hífen."

Esta expressão é usada maioritariamente no final do corpo do texto da carta, para agradecer por algum pedido ou solicitação de forma antecipada. Poderá ser substituída por outras expressões equivalentes: Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

É o que ocorre com o emprego da vírgula na construção de uma estrutura com o uso de tanto (...) quanto. Nesta situação, a construção correta é sem o uso da vírgula.

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Agradeço-lhes a recomendação. Devo agradecer-lhe os cumprimentos.
...
Seguem alguns exemplos:

  1. Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  2. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  3. Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  4. Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Aproveitem este momento e saibam que cada um de vocês tem uma importância muito grande para mim. Agradeço muitíssimo pela presença de todos e todas! Não poderia deixar de dizer algumas palavras por esta noite especial que estamos vivendo. Quero agradecer cada presença, pois nada disso seria possível sem vocês.