Tem Zootecnia EAD?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

O curso de Zootecnia EAD Uniube forma profissionais habilitados a atuar em programas de melhoramento genético animal, fazendo a gestão e a supervisão de propriedades rurais com eficiência a fim de atuar nas áreas de produção e bem-estar animal.

A Universidade de São Paulo (USP), através da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, está oferecendo mais de 30 cursos gratuitos para profissionais de zootecnia e estudantes. As aulas são divididas em práticas profissionalizantes, programas de atualização e de difusão.

Em resumo, o profissional de Veterinária cuida de tudo que envolve a saúde dos animais, enquanto em Zootecnia, a principal função é gerenciar os processos que ligam a cadeia de produção animal, mas também, preocupado com o bem-estar dos bichinhos.

Como explicamos, o zootecnista se volta mais especificamente para a produção animal. Já o agrônomo tem uma atuação mais ampla, pois além de trabalhar com animais, atuando no manejo de rebanhos, se volta também para as lavouras e produção do agronegócio.

Esse profissional geralmente precisa ser alguém que gosta muito de animais e de estar em contato com o meio rural ou de criação. Também, o perfil do aluno de Zootecnia é uma pessoa que goste de Biologia, Química e Matemática, que são áreas fundamentais para a profissão no dia a dia.

O curso de Zootecnia tem duração média entre 4 a 5 anos e pode ser encontrado nas universidades no grau de bacharelado. O estudante terá aulas em sala de aula (teóricas), aulas práticas (atuação no campo) e, a partir do terceiro ano da graduação, as aulas propõem conhecimento específico da área.

De acordo com eles, as melhores instituições para estudar Zootecnia são: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Universidade Federal do Amazonas (UFAM);

No caso do Curso Técnico em Zootecnia, o formando entra num setor em expansão, que compõe uma área importante do agronegócio brasileiro e é fundamental para a economia do país.

O Técnico em Zootecnia é o profissional que atua na criação de animais domésticos e silvestres. Colabora nas atividades de planejamento e controle. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade.

Menor nota de corte para Zootecnia – Sisu 2022
Nas Universidades Federais, a menor nota de corte para Zootecnia foi 473,68, na modalidade Ampla Concorrência.

Disciplinas relacionadas à Matemática também estão presentes na grade curricular de Zootecnia. Os estudantes de zootecnia aprendem como usar técnicas matemáticas nas etapas de criação e nutrição dos animais. Por exemplo, para calcular a quantidade de nutrientes e a mistura dos ingredientes na dieta animal.

Enquanto Medicina Veterinária tem o objetivo de cuidar da saúde de animais, a Zootecnia é mais voltada à administração de uma fazenda. Ao mesmo tempo, existem semelhanças, como o fato de ambas estudarem disciplinas em prol do bem-estar animal.

O zootecnista não trabalha só na fazenda onde tem os boizinho bonitinho, mas também na indústria que envolve a produção de alimentos e medicamentos além de frigoríficos, fábricas de laticínios e derivados de animais como couro, leite, mel, etc. Confira aqui alguns segmentos em que você pode atuar!

Como visto, as áreas de atuação do médico veterinário englobam as da Zootecnia. Isso significa que o curso de Medicina Veterinária pode preparar o profissional para trabalhar com produtividade da criação de animais e reprodução animal, funções do zootecnólogo.

Zootecnia

Zootecnia
O zootecnista está habilitado para atuar na cadeia produtiva dos animais, coordenando a criação de rebanhos de diversas espécies. Ele tem duração de quatro a cinco anos, com disciplinas como melhoramento genético, fertilidade, entre outras.

O Zootecnista é o responsável pelo aumento e melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais.