Tinha trompa obstruída e engravidei?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro.

Nesse caso, não há um tratamento medicamentoso ou cirúrgico que possa reverter o quadro, ou seja, não é possível desobstruir as trompas. O exame principal para se identificar a obstrução tubária é a histerossalpingografia (HSG), exame que avalia as trompas e a cavidade uterina.

Acupuntura e a desobstrução tubária
Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

2Se as trompas estiverem obstruídas não tem como o óvulo encontrar com o espermatozoide pois a passagem estaria bloqueada para ambos. 3Esse pode ser o principal motivo do casal pode não conseguir engravidar e requer tratamento.

A obstrução das tubas uterinas não apresenta sintomas específicos, mas a mulher pode ter manifestações associadas às doenças que causaram a oclusão, a exemplo da endometriose e da DIP. Os principais exames que levam ao diagnóstico de obstrução tubária são a ultrassonografia e a histerossalpingografia.

A obstrução nas trompas pode ser causada por infecções ginecológicas, como a clamídia ou gonococos; pela formação de cicatrizes após cirurgias, pela endometriose, ou quando a mulher decide fazer a laqueadura para não ter mais filhos. Em algumas situações, é possível realizar uma cirurgia para desobstrução.

Quem já teve gravidez ectópica pode ficar grávida novamente? Dra. Adriana: Sim. Se a paciente teve a gravidez ectópica em uma trompa, mas a outra está normal, ela pode engravidar novamente.

Contudo, a gravidez é possível quando as trompas se recanalizam, ou seja, surge num novo canal na trompa que havia sido interrompida que permite a passagem do espermatozoide. "A laqueadura é considerada um método bastante efetivo, definitivo, mas existe uma chance de falha de 5 em cada 1.000 mulheres, bem raro".

A salsaparrilha possui propriedades depurativas, diuréticas e anti-inflamatórias. É um chá apropriado para quem busca um controle hormonal. Mulheres com ciclos menstruais podem ter ciclos mais regulares com este chá.

Receita para garrafada para engravidar caseira:

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.

A histerossalpingografia (HSG) é a ferramenta diagnóstica mais utilizada na pesquisa das obstruções das trompas e aderências na pelve que podem bloquear parcial ou totalmente as regiões peritubáricas, que são contribuintes comuns para a dificuldade de engravidar.

Realizar uma laparoscopia pode ser a opção para alguns casos, especialmente para mulheres com menos de 35 anos em casais sem outras causas de infertilidade. Através do procedimento o cirurgião tentará reposicionar as trompas, soltar eventuais aderências e testar se as trompas estão realmente obstruídas.

Isto acontece pois se introduz um líquido contraste pela vagina que segue para as trompas. No momento que o líquido passa pelas tubas, muitas vezes ele já consegue remover micro aderências ou rolhas de muco que eventualmente atrapalham a passagem do espermatozoide.

É mais fácil restaurar as trompas quando elas não foram extraídas e quando a amarração, o corte ou a cauterização da tuba para impedir o óvulo de chegar ao útero é feito no meio. No caso de a interrupção ser na parte terminal, a reparação torna-se praticamente impossível.

A recanalização tubária consiste na desobstrução das tubas uterinas ou trompas de Falópio (termo mais antigo). No entanto, dependendo das causas da obstrução, a mulher precisa passar por tratamento.