Vai ter concurso da ABIN 2023?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

a) para o cargo de Oficial de Inteligência, no período de 7 de agosto de 2023 a 2 de outubro de 2023; b) para o cargo de Oficial Técnico de Inteligência, no período de 7 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2023; c) para o cargo de Agente de Inteligência, no período de 7 de agosto de 2023 a 15 de setembro de 2023.

Não há limite de idade para participação nos concursos da ABIN. No entanto, conforme o inciso II do art.

Podem concorrer graduados em Administração, Economia, Contabilidade, Direito, Psicologia, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Matemática, Estatística, Tecnologia da Informação, Arquivologia ou Biblioteconomia.

As provas objetivas foram compostas das seguintes disciplinas de conhecimentos básicos:

  • Língua portuguesa.
  • Atividade de Inteligência e legislação correlata.
  • Direito administrativo.
  • Direito Constitucional.
  • Língua inglesa ou língua espanhola.
  • Raciocínio Lógico.

Os agentes operacionais da ABIN têm o direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela instituição, em todo o território nacional, desde que esteja em serviço.

A Abin é chefiada por um diretor-geral, sediado em Brasília, ao qual se subordinam vinte e seis superintendências regionais, localizadas nos diversos estados da federação.

Já com relação à tattoo, sem problemas. A ABIN também não condena!

A ABIN é um instrumento do Estado brasileiro, à disposição dos sucessivos governos, independentemente de suas ideologias político-partidárias. A ABIN PODE PRENDER PESSOAS? Não.

Português: 11 questões. Inglês: 5 questões. Espanhol: 5 questões. Direito Administrativo: 16 questões.

Assim sendo, o que faz um agente da ABIN, em um contexto geral, é colher e analisar dados para que as autoridades do Estado tenham conhecimento de assuntos críticos para o país e possam tomar as decisões que forem necessárias. Resumindo: o agente do serviço secreto do Brasil deve estudar possíveis ameaças e relatá-las.

A primeira e segunda etapas ocorrem nas 26 capitais e no Distrito Federal (DF). Já o Curso de Formação será realizado somente em Brasília (DF).

O treinamento tem como objetivo capacitar Peritos Criminais, Médicos Legistas, Fotógrafo Criminalístico e Aux. de Autópsia para as demandas do Grupo de Atuação de Perícias Especiais – GAPE/SPTC; que incluem: ações contra o Crime Organizado; em Crimes contra a Administração Pública; em casos que envolvam a área de ...

Curso de formação: O Curso de Formação em Inteligência, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília/DF, na Escola de Inteligência (Esint), tem por objetivo preparar o candidato para o exercício do cargo, com duração de 250 horas/aula.

Para o candidato que está iniciando sua preparação para o concurso da ABIN ou mesmo do IRBr, o mais importante é perceber o peso que as questões envolvendo ATUALIDADES tem tanto na prova da ABIN quanto na do CACD. Esse é o primeiro passo para começar a levar o concurso da ABIN a sério.

Já o Ministério da Gestão e da Inovação ganhou um “especialista” para reforçar a área de segurança do trabalho. No governo Bolsonaro, havia cerca de setenta agentes e oficiais da Abin distribuídos em ministérios, autarquias e órgãos federais.

Diplomata

Diplomata. No Poder Executivo Federal, o Diplomata é o cargo mais difícil de alcançar. O número de vagas é muito limitado com uma grande cobrança de conteúdos, com diversas fases, exigindo muita preparação dos candidatos.

“Provas como EsPCEx se encontram em um nível abaixo da AFA, Efomm e Escola Naval. E, dentre essas três, a AFA é a mais fácil, a Efomm é a de dificuldade mediana e, a Naval, a prova mais difícil”, classificou. Top 5 Concursos Militares mais difíceis do Brasil.

“Apesar de possuir algumas funções concorridas e com salários base de R$ 16 mil, como o de Defensor Público Federal, há aqueles que são concursos menos concorridos, de nível superior: arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, psicólogo e sociólogo.

Amazonas

O estado brasileiro com a menor concorrência é o Amazonas, que registrou 26.452 candidatos inscritos e apenas 448 candidatos para cada vaga.