Vai ter eclipse em 2024?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

O evento no céu faz com que o dia pareça noite por alguns minutos e no dia 8 de abril de 2024 um eclipse solar total poderá ser visto em algumas regiões do México, Estados Unidos e Canadá.

De forma parcial, o eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa.

14 de outubro de 2023: Eclipse total (visível no norte do Brasil) 02 de abril de 2024: Eclipse Total (não visível no Brasil) 02 de outubro de 2024: Eclipse Anular (não visível no Brasil)

O eclipse solar total fez parte de um raro eclipse híbrido, que ocorre apenas algumas vezes por século. Dependendo do local, os observadores puderam ver um de três tipos diferentes de eclipse. Por isso, o fenômeno é conhecido como eclipse solar híbrido.

A Nasa afirma que, embora continuemos a ver eclipses lunares parciais e penumbrais, é melhor não perder a oportunidade deste ano: este será não apenas o último eclipse lunar total de 2022, mas dos próximos três anos, com o próximo ocorrendo somente na noite de 13 para 14 de março de 2025, e será visto por todo o Brasil ...

A última vez que um eclipse híbrido ocorreu foi em novembro de 2013. Os próximos serão só em novembro de 2031 e, depois, em março de 2164.

Nesta terça-feira, 8 de novembro, será possível assistir da Terra o último eclipse lunar total antes de 2025. Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.

Quando acontece a Lua de Sangue 2023
O próximo alinhamento dos astros que causam a Lua de Sangue em 2023, acontecerá no dia 28 de outubro do ano que vem. É provável que possa ser visto aqui no Brasil no momento do nascimento do astro. Devido ao período em que vai acontecer.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

Portanto, o eclipse de 20 de abril de 2023 já vem dando as caras desde março, e será complementado pelo eclipse lunar de 5 de maio de 2023.

Quando falamos em eclipse, a primeira pergunta que vem à cabeça é: Olhar direto para ó eclipse pode causar cegueira? Na verdade, o problema não é o eclipse, e sim, ficar olhando o Sol por muito tempo.

Em 2023, três eclipses vão acontecer, mas só um deles poderá ser visto do Brasil. O primeiro, um eclipse solar parcial, acontece no dia 20 de abril, podendo ser visto em países do sul da Ásia e na Oceania. O segundo ocorre em 14 de outubro – e poderá ser visto do Brasil.

A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

A Lua fica realmente azul apenas em situações raríssimas, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, o que altera assim a tonalidade da luz refletida pela lua.

O eclipse solar de 29 de maio de 1919 foi um eclipse solar total de relevância histórica, com duração máxima de 6 minutos e 51 segundos. Foi um dos mais longos eclipses solares do Século XX, sendo visível na maior parte da América do Sul e África, na forma de um eclipse parcial.

Os Eclipses evidenciam os eixos do Zodíaco (que são formados por dois signos opostos), porque ocorrem quando a Lua cruza a linha imaginária do Sol e da Terra, que é conhecida como a eclíptica. A eclíptica é dividida em 12 signos do zodíaco, cada um associado a uma energia específica e a um eixo oposto - o signo oposto.

400 anos

Segundo a forma como é visível, o eclipse é classificado da seguinte forma: Eclipse Total: ocorre quando o Sol fica totalmente encoberto pela Lua, bloqueando toda a luz solar. Um eclipse total do Sol demora cerca de 400 anos para se repetir num mesmo lugar do planeta Terra.

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte.

31 de agosto

Dia 31 de agosto, além de Superlua, será uma Lua Azul. Apesar do nome, não se trata de uma mudança de cor ou na aparência do nosso satélite. O apelido serve apenas para a segunda Lua Cheia em um mesmo mês - algo que ocorre a cada dois anos e meio, em média. A próxima Lua Azul será em maio de 2026.

eclipse lunar de 2022

O último eclipse lunar de 2022 acontece nesta terça-feira (8), conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno vai poder ser visto em apenas uma pequena parte do Brasil, mas na internet, é claro, vão ter transmissões que vão mostrar ao vivo o nosso satélite natural com uma beleza única.

Considerado mais raro, o fenômeno (uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra), visível do Pacífico Sul, encantou observadores de áreas da Austrália, Indonésia e Timor Leste. O fenômeno aconteceu entre 22h36 e 3h59 (horário de Brasília).