Vai ter furacão em 2022?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

NOAA prevê temporada de furacões acima do normal em 2022 no Atlântico Norte. Últimas notícias: 4 de fevereiro de 2023: EUA experimentando explosão ártica.

Apesar de não apresentar condições favoráveis à formação de furacões, já houve ocorrência de tempestade tropical no Brasil. A Região Sul do país apresenta maiores possibilidades de serem atingidas por furacões, visto que as tempestades tendem a migrar das regiões mais quentes para as mais frias.

A temporada começou oficialmente em 1º de novembro de 2021 e terminou em 30 de abril de 2022; no entanto, um ciclone tropical pode se formar a qualquer momento entre 1 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022 e contará para o total da temporada.

Podem ocorrer pancadas isoladas fortes com algum risco de granizo localizado. Tanto Curitiba como Porto Alegre devem ter chuva nesta quarta. O Rio Grande do Sul vai ter um feriado de 7 de setembro com sol e nuvens na maioria das áreas do estado, mas o tempo não vai estar firme.

O Furacão sabe que não terá vida fácil em 2023, principalmente depois da subida de patamar de alguns clubes da Série A com as chegadas das SAFs - exemplos de Cruzeiro, Bahia e Vasco, que subiram da B e têm se reforçado bastante.

21 de janeiro de 2023: Oeste da Europa lida com terceira tempestade em menos de uma semana. 19 de janeiro de 2023: Cheneso é o primeiro ciclone a atingir Madagascar em 2023. 13 de janeiro de 2023: Tempestades e tornados no sul dos EUA deixam pelo menos 7 mortos.

As pancadas de chuva vão se estender até o final da quinta, em Minas Gerais, para áreas do Triângulo Mineiro, no Oeste, e no Sul de Minas. A instabilidade atingirá ainda no fim do dia localidades mais próximas de São Paulo no Rio de Janeiro, como na região da Costa Verde.

Em média, ocorrem 10,1 tempestades nomeadas a cada temporada, com uma média de 5,9 tornando-se furacões e 2,5 tornando-se grandes furacões ( categoria 3 ou superior). A temporada mais ativa foi 2005, durante a qual 28 ciclones tropicais se formaram, dos quais 15 se tornaram furacões.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

O furacão Agatha, primeiro furacão a se formar no Hemisfério Norte neste ano, atingiu a costa sudoeste do México nesta segunda-feira (30). Agatha é a primeira tempestade tropical nomeada da temporada de furacões de 2022 do Pacífico Leste e poderá entrar na história!

Atualmente a resposta é não, entretanto daqui a algum tempo teremos meios de diminuir a intensidade destas tempestades tropicais. Enquanto isso, a melhor opção é evitar novas construções em regiões propensas a furacões.

Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.

Neste momento não existe furacões em atividade
Não há registro de qualquer tempestade ciclônica em atividade no planeta neste momento.

O ciclone da próxima semana deve se formar na quarta-feira (17), posicionando-se no litoral da região Sul, na altura do Rio Grande do Sul.

O ciclone Yakecan chegou ao Brasil atingindo partes do Rio Grande do Sul na tarde de hoje. Segundo o MetSul, o centro do ciclone deve avançar de sul para norte cruzando o leste do estado, com ventos intensos. À noite, o fenômeno atinge o ápice de sua força.

Pode ocorrer chuva intensa, raios, granizo e ventos que podem passar dos 70 km/h. Os ventos devem soprar a Oeste, na região Oeste, e a Norte, no litoral e Vale do Itajaí. À tarde, a situação deve melhorar, com o avanço da frente fria para outros lugares do Brasil.