Vai ter que vir ou vim?

Perguntado por: oassuncao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como se escreve: vir ou vim? As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.

A forma correta da expressão referida é “que estão por vir". A expressão acima se refere a determinadas coisas que estão por acontecer, pertencentes a um momento futuro, que ainda não se iniciou.

As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.

O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.

Vir é, também, infinitivo do verbo vir: – Disse-me para eu vir aqui ter com ele. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir: – Se eu vier a tempo, ainda te ligo.

O verbo “ver” está conjugado no futuro do subjuntivo; portanto, a forma verbal correta seria “vir”.

Assim, «vai vir» parece-me gramatical, porque não é uma expressão redundante.

Vejamos: o pretérito imperfeito do subjuntivo inicia-se com o uso da conjunção “se” (indicativa de hipótese) e é caracterizado pela terminação “sse”: se ele visse (ver), se ele viesse (vir).

Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo.

Vim deverá ser usado para indicar uma ação que ocorreu no passado. Deverá ser usado apenas com o sujeito eu, que pode estar presente na frase (eu vim) ou subentendido (vim): Eu vim aqui na semana passada. Vim aqui na semana passada.

VIM é um dos editores de texto do Linux, com ele você pode editar arquivos e dominar suas funcionalidades vai elevar seu conhecimento e agilidade em Linux. Nesse artigo você aprenderá o que é VIM e como usar esse editor de texto.

Significado de Vim
Vim vem do verbo vir. O mesmo que: entendi, voltei, tornei, regressei, acudi, emanei, derivei, surgi, compareci.

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

A forma [virem]pode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de ver] , [terceira pessoa plural do imperativo de virar] , [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de virar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de vir] .

Conjugações verbais: verbo Vir
Pretérito mais-que-perfeito: viera, vieras, viera, viéramos, vieram. Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão. Futuro do Pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.

O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação. O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação (terminado em –ir). É usado em contextos diversos para indicar chegada, origem ou surgimento de algo ou alguém.

Seguindo a norma da conjugação do verbo no presente do indicativo, o correto seria "pode vir". A colocação "pode vim", escrita com m, está completamente errada.