Genética

O que é risco corrigido?

Isto significa que o risco, considerando-se apenas a idade da mãe, é de 1 em 100 (ou seja, 1%). Após a medida da translucência nucal, este risco foi corrigido para 1 em 1000 (ou seja, 0,1%). Considera-se o risco alto quando ele é superior a 1 em 100 (maior que 1%).

... Ler mais

Qual a diferença de translucência nucal e morfológica?

Nesse sentido, o morfológico é um exame mais completo que além da translucência nucal, também avalia o fluxo de sangue através do coração fetal e do ducto venoso, e a presença de osso nasal do feto.

... Ler mais

Qual o valor normal da trissomia 21?

O resultado é considerado como fraco quando o risco de trissomia está compreendido entre 1/1001 e 1/20 000 nas- cimentos. Isto significa que seriam necessários mais de 1000 nascimentos para encontrar um caso de trissomia.

... Ler mais

Qual exame para saber se o bebê tem síndrome de Down?

Existem exames de triagem, como o de NIPT e ultrassom morfológico, que podem trazer o risco do bebê ser portador da Síndrome de Down. O diagnóstico precoce permite a preparação emocional e auxilia os pais em como se comportarem diante da situação.

... Ler mais

Que tipo de esforço não pode fazer na gravidez?

Os principais exercícios que a grávida não pode fazer são:

  1. Atividades de alto risco de queda. ...
  2. Ciclismo off road. ...
  3. Mergulho. ...
  4. Hot yoga e hot pilates. ...
  5. Esportes de contato.
... Ler mais

O que fazer para não ter filho com Síndrome de Down?

Para evitar uma gravidez de risco, então, o médico sugere a ingestão suplementar de ácido fólico que, por ser solúvel na água, não se deposita no organismo e não apresenta efeitos colaterais: “Alguns laboratórios já realizam exames para detectar as alterações genéticas da enzima, que também estão relacionadas a ...

... Ler mais

Quais anomalias a ultrassom morfológica vai detectar?

Anomalias fetais que podem ser detectadas na ultrassonografia morfológica

  • Síndrome de Down;
  • Anencefalia;
  • Hidrocefalia;
  • Hérnia Diafragmática;
  • Espinha Bífida;
  • Alterações nos órgãos.
... Ler mais

Como saber se vou ter leite quando o bebê nascer?

O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê. Em algumas mulheres, o colostro vaza bastante antes mesmo do parto, em outras ele nem dá sinal, o que também é absolutamente normal.

... Ler mais

Qual fruta ajuda aumentar o leite materno?

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

... Ler mais

O que é melhor nutrólogo ou endocrinologista?

As duas especialidades são importantes e contribuem para uma melhor qualidade de vida do paciente, podendo se complementar em muitas ocasiões. Então, ficou fácil: se você precisa de tratamentos relacionados à reposição hormonal, o endocrinologista é o profissional adequado.

... Ler mais

Qual o tamanho da barriga com 8 semanas de gravidez?

A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca.

... Ler mais

Como é a consulta com um nutrólogo?

Como é a consulta com nutrólogo? Na primeira consulta com o nutrólogo, ele inicialmente preencherá a ficha de anamnese com seus dados, sintomas, queixas, medicamentos de uso contínuo, histórico familiar de doenças, hábitos alimentares e se você realiza exercícios físicos e com qual frequência.

... Ler mais

O que pode dar errado na cirurgia do nariz?

Voltando a falar dos riscos, na rinoplastia as maiores razões de insucesso da cirurgia são: Características desfavoráveis, tais como pele fibrótica, pele aderida ao esqueleto nasal, forro nasal insuficiente, grandes perfurações septais. Expectativas não realistas do paciente.

... Ler mais

Que exames fazer antes da rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada na maioria dos pacientes à partir dos 14 anos. Não há idade limite, podendo ser realizada em qualquer época da vida. – Quais os exames pré-operatórios? Os exames pré-operatórios são Hemograma Completo, Coagulograma, Urina, Radiografia de tórax, Eletrocardiograma e Risco Cirúrgico.

... Ler mais

Quantos ultrassom é feito durante a gestação?

É consenso médico que toda gestante deve fazer, ao menos, quatro ultrassons. O primeiro deles logo no comecinho da gravidez, entre 5 e 8 semanas, realizado via transvaginal.

... Ler mais

Qual é a melhor idade para ser mãe?

Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.

... Ler mais

Qual o cromossomo do autismo?

Os cromossomos 7 e 2 são os cromossomos com uma maior relação com o autismo, segundo alguns estudos, provavelmente envolvidos nas dificuldades de linguagem. Mutações de novo vêm sendo muito estudadas nos últimos anos e estão fortemente associadas ao TEA.

... Ler mais

O que ver no Morfologico 2 trimestre?

Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. No II trimestre também são avaliados sinais ultrassonográficos como visualização do osso nasal e mensuração da prega nucal.

... Ler mais

Qual é à fase mais crítica da gravidez?

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento.

... Ler mais

Quais os alimentos que ajudam no desenvolvimento do feto?

Descubra os 6 alimentos essenciais no cardápio das grávidas

  • 1 – Leite e derivados. Rico em cálcio, o leite não pode faltar no cardápio das grávidas porque ajuda a desenvolver a estrutura celular do bebê. ...
  • 2 – Peixes. ...
  • 3 – Ovos. ...
  • 4 – Laranja. ...
  • 5 – Couve manteiga. ...
  • 6 – Banana.
... Ler mais