Genética

O que significa uma gravidez de alto risco?

O relatório do Ministério da Saúde sobre gestação de alto risco usa a seguinte definição: “gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”.

... Ler mais

O que a translucência nucal detecta?

O exame tem como objetivo avaliar o acúmulo de líquido sob a pele na região atrás do pescoço do feto. Com essa medição, é possível suspeitar de algumas condições como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras.

... Ler mais

O que causa a eclampsia na gravidez?

A falta de irrigação sanguínea da placenta ocasiona a produção de substâncias que ao caírem na circulação, alteram a pressão do sangue e podem causar lesões nos rins, fígado, vasos sanguíneos e sistema nervoso central.

... Ler mais

Quais anomalias a ultrassom morfológica vai detectar?

Anomalias fetais que podem ser detectadas na ultrassonografia morfológica

  • Síndrome de Down;
  • Anencefalia;
  • Hidrocefalia;
  • Hérnia Diafragmática;
  • Espinha Bífida;
  • Alterações nos órgãos.
... Ler mais

Qual fruta ajuda aumentar o leite materno?

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

... Ler mais

Que exames fazer antes da rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada na maioria dos pacientes à partir dos 14 anos. Não há idade limite, podendo ser realizada em qualquer época da vida. – Quais os exames pré-operatórios? Os exames pré-operatórios são Hemograma Completo, Coagulograma, Urina, Radiografia de tórax, Eletrocardiograma e Risco Cirúrgico.

... Ler mais

O que é TN na Morfologica?

A translucência nucal (ou TN) é uma medida do acúmulo de líquido na região da nuca do bebê. Medimos a TN no ultrassom morfológico de primeiro trimestre, que só pode ser feito em uma idade gestacional específica entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias.

... Ler mais

Qual exame para saber se o bebê tem síndrome de Down?

Existem exames de triagem, como o de NIPT e ultrassom morfológico, que podem trazer o risco do bebê ser portador da Síndrome de Down. O diagnóstico precoce permite a preparação emocional e auxilia os pais em como se comportarem diante da situação.

... Ler mais

O que significa risco basal para Síndrome de Down?

A princípio, todas as mulheres têm um risco potencial de ter um feto portador da Síndrome de Down. Em outras palavras, o risco basal para essa alteração cromossômica relaciona-se, principalmente, com a idade materna no momento da gravidez.

... Ler mais

Qual a diferença de translucência nucal e morfológica?

Nesse sentido, o morfológico é um exame mais completo que além da translucência nucal, também avalia o fluxo de sangue através do coração fetal e do ducto venoso, e a presença de osso nasal do feto.

... Ler mais

Qual Salmo ler para engravidar?

Salmo 102 para engravidar. Esta mensagem bíblica fala sobre superação de desafios e a bondade de Deus. É muito utilizada por quem precisar reforçar a fé para encontrar soluções, incluindo mulheres que tentam engravidar.

... Ler mais

Como preparar o corpo para ter filhos?

7 passos: como preparar o corpo para engravidar?

  1. Procure acompanhamento médico. ...
  2. Tome ácido fólico. ...
  3. Controle seu peso. ...
  4. Fique longe de hábitos nocivos. ...
  5. Procure ter uma alimentação saudável. ...
  6. Pratique exercícios físicos. ...
  7. Cuide da saúde emocional.
... Ler mais

O que ver no Morfologico 2 trimestre?

Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. No II trimestre também são avaliados sinais ultrassonográficos como visualização do osso nasal e mensuração da prega nucal.

... Ler mais

Qual o nome do exame para detectar Síndrome de Down?

O NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é um exame simples que avalia o risco de doenças cromossômicas e detecta o sexo do bebê. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.

... Ler mais

Qual é o maior medo de uma mãe?

As mães não temem a morte. Seu maior medo é deixar seus filhos neste mundo, sabendo que ninguém irá amá-los como elas. Verdade!

... Ler mais

O que comer para ajudar no desenvolvimento do feto?

Descubra os 6 alimentos essenciais no cardápio das grávidas

  • 1 – Leite e derivados. Rico em cálcio, o leite não pode faltar no cardápio das grávidas porque ajuda a desenvolver a estrutura celular do bebê. ...
  • 2 – Peixes. ...
  • 3 – Ovos. ...
  • 4 – Laranja. ...
  • 5 – Couve manteiga. ...
  • 6 – Banana.
... Ler mais

O que é risco corrigido?

Isto significa que o risco, considerando-se apenas a idade da mãe, é de 1 em 100 (ou seja, 1%). Após a medida da translucência nucal, este risco foi corrigido para 1 em 1000 (ou seja, 0,1%). Considera-se o risco alto quando ele é superior a 1 em 100 (maior que 1%).

... Ler mais

Como é a consulta com um nutrólogo?

Como é a consulta com nutrólogo? Na primeira consulta com o nutrólogo, ele inicialmente preencherá a ficha de anamnese com seus dados, sintomas, queixas, medicamentos de uso contínuo, histórico familiar de doenças, hábitos alimentares e se você realiza exercícios físicos e com qual frequência.

... Ler mais

O que acontece com o bebê quando a mãe está vomitando?

Quando a mãe vomita muito e esse estado se prolonga durante a maior parte da gravidez, os nutrientes dos alimentos que a mãe perde também não chegam ao bebé em desenvolvimento. Nas situações mais graves, as mães chegam mesmo a ter perda de peso em vez de ganhar peso.

... Ler mais

É verdade que grávida não pode agachar?

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas. “O movimento pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, por exemplo”, explica. Além disso, também melhora a mobilidade do quadril e a circulação sanguínea em todo o corpo.

... Ler mais