Como a atividade agrícola pode influenciar o ciclo da água e como isso atinge o consumidor?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

As atividades agrícolas também podem afetar o ciclo da água, como é o caso de propriedades que desviam o fluxo de rios, isso por si só já altera o ciclo da água, além de consumir mais água do que o ciclo consegue trazer aquela região.

A erosão hídrica é a mais comum nas áreas agricultáveis, pois com a ação da água das chuvas em contato com um solo desprotegido, ou seja, sem cobertura vegetal, causará danos chegando ao estágio irreversível. Nos casos brasileiro e paranaense, a erosão hídrica é a mais importante.

Exaustão dos mananciais de água doce – O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola. Ela responde por mais da metade do consumo. Em tempos de diminuição crescente de rios e córregos limpos, essa é uma questão preocupante.

A principal estratégia, nesse sentido, é a realização de tipos de irrigação que economizem água, diminuindo a quantidade de recursos hídricos que não são aproveitados no processo produtivo do campo.

De acordo com o gráfico acima que utiliza dados da ONU e do Programa de Avaliação Mundial da Água, a irrigação é a principal responsável pelo uso do recurso.

Ainda segundo a FAO, a agricultura é o setor da economia que mais necessita da imposição de medidas de redução do consumo de água, pois cerca de 60% de toda a água empregada na irrigação estaria sendo perdida por desperdício.

A atividade agrícola pode ter efeitos significativos no meio ambiente. Entre os impactos negativos, destacam-se a poluição e a degradação do solo, da água e do ar. No entanto, a agricultura também pode ter impactos positivos, por exemplo, prendendo gases de efeito estufa dentro de safras e solos.

É importante dizer que o ciclo da água varia de acordo com o local em que ele ocorre. Fatores como cobertura vegetal, altitude, temperatura e tipo de solo, por exemplo, afetam diretamente a quantidade de água envolvida no processo e a velocidade do ciclo.

O uso da água nas atividades humanas altera a sua qualidade e a quantidade disponível exclusivamente para o consumo, uma vez que o ciclo hidrológico ocorre em escala planetária e é equivalente a um sistema fechado. Isso significa que não há alteração no total de águas no planeta.

Ação do homem no ciclo da água

  • Desmatamento: Prejudica a etapa de transpiração e infiltração, visto que as raízes dos vegetais. facilitam a passagem da água por entre o solo.
  • Crescimento urbano desordenado: Impermeabilização do solo. Impetindo que a água infiltre no. solo.
  • Emissão de gases poluentes:

Segundo o Fundo de Nações Unidas para a Agricultura e Alimentos (FAO), a agricultura é o setor que mais consome água, chegando ao valor de quase 70% de toda a água usada. No Brasil, esse valor chega a 72%. A irrigação de culturas é a principal forma de utilização desta água, representando 40% de toda a produção.

Ela destaca que a utilização de agrotóxicos pela agricultura também colabora para a diminuição dos recursos hídricos do país. Esses insumos contaminam o solo, além de mananciais, diminuindo a disponibilidade de água, não apenas no meio rural, mas também nas cidades.

constaram, entre os impactos positivos, a geração de alimentos com responsabilidade, a valorização do trabalho, a correta, mínima ou nula inserção dos agrotóxicos. Como aspectos negativos, o uso excessivo e incorreto dos agrotóxicos e a ausência de conhecimentos para agricultar.

Grande parte da água utilizada pelos agronegócios e pela pecuária brasileira é provinda das chuvas. Ela é usada para todo o trabalho rural. Essa é a importância do ciclo da água para a área. Portanto, não acontece nenhum tipo de desperdício indevido para os exercícios socioeconômicos.

a) Práticas agrícolas inadequadas podem acarretar a erosão dos solos, resultando no assoreamento dos rios, ou mesmo no comprometimento dos mananciais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as atividades que mais consomem água são a agricultura e pecuária. Só esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

Agropecuária

Agropecuária. A agropecuária é a atividade que mais consome água em todo o mundo, sendo responsável por 70% de toda a utilização feita pelos seres humanos, de acordo com números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

No Brasil, a agropecuária é responsável por 72% de toda a água consumida no país. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A atividade industrial vem em segundo lugar e possui também grandes níveis de consumo.

Na agricultura, os fertilizantes, os pesticidas, herbicidas e inseticidas usados no combate as pragas, quando usados de forma indevida, acabam sendo arrastados para os rios com as chuvas. Os contatos desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.