Como a formiga defeca?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 16 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Uma de suas extremidades está ligada à porção posterior do intestino. Após coletar o material a ser eliminado, os túbulos de Malpighi os transferem para o intestino, de onde são expelidos através do ânus.

A explicação é que as formigas açucareiras procuram ureia porque a substância é processada por uma bactéria presente no trato digestivo desses insetos. Essa bactéria consegue extrair nitrogênio da ureia e usá-lo para formar proteína.

A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

A duração do ciclo desde ovo até adulto varia de 35 a 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.

Odor: o cheiro desagradável, similar ao do amoníaco, fica mais forte à medida que a colônia cresce. Fezes: os excrementos são cilíndricos e escuros. Podem medir entre 3mm e 6mm.

O que é expelido, na verdade, é ácido úrico, uma excreção nitrogenada que requer pouca quantidade de água para ser eliminada. Os insetos possuem túbulos, chamados túbulos de Malpighi, que são os principais órgãos excretores.

VISÃO NOTURNA
Assim como ocorre em outros insetos, os olhos compostos dos pernilongos, formados por milhares de lentes minúsculas, são extremamente sensíveis à luz, possibilitando voos no escuro.

É um excelente método de defesa para escapar de predadores. Além disso, deve-se observar que algumas espécies da subfamília Formicinae (como as do gênero Camponotus) possuem operárias especiais, conhecidas como majors.

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

Formiga-cortadeira

Formiga-cortadeira
Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula. A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina.

Entre as gigantes brasileiras está a Tocandira, formiga carnívora encontrada na Amazônia que pode medir até 3,5 centímetros de comprimento.

Uma formiga pode carregar até 100 vezes o seu peso! capacidade incrível de percorrer um quilômetro por dia. Como se um ser humanos caminhasse 1720 km!!!

Nos períodos mais frios, as formigas costumam andar pela fiação elétrica das residências procurando locais quentes para se abrigar e se reproduzir. Nesses ambientes, há diversos aparelhos eletrônicos ligados à tomada, o que garante uma fonte de energia quente o suficiente para atrair esses animais.

No caso da formiga-de-fogo (Solenopsis invicta), numerosos estudos mostram que elas podem flutuar na água durante dias, sem muito esforço, e por meio de um fascinante comportamento cooperativo.

É lá que está a rainha. Quando matar a rainha, em meia hora já não tem mais formiga”, ele garante. O caçador de formigas já foi chamado até para livrar um hospital dos insetos.

formiga cortadeira

Apesar do tamanho, a formiga cortadeira é o inseto mais venenoso do mundo, mas não representa qualquer ameaça para os seres humanos. A espécie pode ser encontrada em todas as regiões dos Estados Unidos e seu veneno é cerca de 25 vezes mais forte do que o da abelha.

A reação é intensa, mas costuma passar em até 45 minutos. Também pode ocorrer coceira, formação de bolhas e até a inflamação de alguns nervos isolados. Na hipótese de um grande número de picadas, há perigo de convulsões. Isso sem contar as reações alérgicas extremas.

Qual o segredo da força das formigas? A verdade é que o segredo está na sua estrutura. A estrutura do tecido da articulação do pescoço das formigas e sua ligação com a cabeça e com o corpo criam um exoesqueleto muito forte. Algo que ajuda também estes insetos a terem uma força incrível é o seu tamanho.