Como é o osso da formiga?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A formiga tem um esqueleto extremamente leve, apenas uma camada muito fina em relação a sua massa muscular. Assim, o corpo de uma formiga é, na sua maior parte, músculos.

Um exemplo de animal invertebrado é a formiga, que não possui ossos e cuja parte mais rígida é a externa. Estão no grupo dos animais invertebrados os artrópodes, os anelídeos, os cnidários, nematelmintos, platelmintos, moluscos e poríferos.

De acordo com o pesquisador Dr. Rodrigo Feitosa, andando em círculos, na busca de um alimento que nunca aparecerá, as formigas permanecem incapazes de sair. Elas ficam rodando até cansarem e, normalmente, morrem de exaustão.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades. Além disso, elas fazem um bem danado para a terra, pois a escavação de seus ninhos aumenta a concentração de nutrientes e água no solo. Por fim, as formigas são um petisco saboroso para muitos animais.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência. Grandes colônias podem chegar a possuir até 8 rotas distintas destinadas para o forrageamento.

Apesar de serem animais normalmente muito pequenos os corpos das formigas possuem uma formação totalmente diferente internamente. Esses insetos não possuem pulmões e orelhas. Eles respiram por meio de buracos localizados nos lados dos corpos e ouvem através de vibrações no solo.

Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.

A resposta é sim, os roedores têm ossos. Para responder a essa pergunta com mais profundidade, precisamos lembrar das aulas de biologia. Os animais são divididos de acordo com algumas características semelhantes. Os ratos são mamíferos, assim como os gatos, cães e até mesmo os humanos.

Bicho-preguiça: características, espécies e curiosidades.

De modo geral, o sapo conta com nove – ou pouco menos – vértebras pré-sacrais. Além disso, possui um urostilo composto por vértebras que são fundidas.

Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.

Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.