Como a geração Y pensa?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

A Geração Y é movida por um sentimento de mudar o mundo e fazer a diferença por onde passa. Portanto, eles começaram a voltar as atenções para as iniciativas sociais e ambientais das empresas. Por isso, é preciso começar a pensar a comunicação da empresa muito além da divulgação dos produtos e serviços.

O perfil da Geração Y é marcado por indivíduos com maior facilidade para o desenvolvimento de ações multitarefa, influenciadores e líderes natos, flexíveis, questionadores, que prezam pelo bem-estar e altamente ansiosos.

A geração Y também é muito engajada em mídias sociais, e portanto, as relações das marcas com as redes sociais devem ser bem desenvolvidas para atraí-los. Mais uma vez o inbound leva vantagem! Deve-se levar em conta também que o Inbound é uma estratégia 100% digital, o que facilita bastante a conversa com o millennial.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Consumo online e consciente
O celular é o melhor amigo do Millennial. Por isso, é essencial apostar em uma estratégia multicanal para conquistar esse público. Conjugue o uso de ferramentas como e-mail marketing, SMS e redes sociais para conseguir se comunicar efetivamente com esse público-alvo.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

Para Kotler e Armstrong (2003) essa geração compartilha interesses culturais, se preocupam com o meio ambiente e são ligados a empresa com preocupações sociais. Buscam o sucesso, porém são menos materialistas e querem melhor qualidade de vida.

Confira a seguir quais são elas:

  • Atendimento: 10 minutos é o limite. A impaciência e a conectividade dos Millennials com diferentes canais de tecnologia permeia o comportamento desta geração. ...
  • Conexão: Celular ainda está em segundo plano. ...
  • Alcance: Melhor combinação de canais para atingir seu público.

A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

São elas:

  1. Multitarefas. Uma das principais qualidades da geração Y é a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. ...
  2. Influentes. ...
  3. Anseiam por feedback. ...
  4. Flexíveis. ...
  5. Trabalham com diversão. ...
  6. Questionadores. ...
  7. Procuram pelo bem-estar. ...
  8. Ansiosos.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, e expert em GYPSYs, fez uma pesquisa onde conclui que a geração Y tem “expectativas fora da realidade e uma grande resistência em aceitar críticas negativas” e “uma visão inflada sobre si mesmo”.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Esta é composta por profissionais que nasceram a partir de 1980 e caracteriza-se por jovens espertos e ousados, que não esperam permanecer em um único emprego ou carreira por muito tempo. Ou seja, eles querem um trabalho que seja flexível, com opções de trabalhar de casa e com salários ambiciosos desde cedo.

Possuem a necessidade de vestirem a “roupa certa” e seus guarda-roupas são compostos por pilhas de peças que são facilmente abandonadas e novas adquiridas para compor o novo padrão estético. Para construir o estilo, buscam as referências na cultura urbana, no underground, no cyber e nos esportes radicais.

Interagem muito bem com tecnologia. Dentre as principais características dos millennials, destaca-se a vontade de aprender sempre mais, principalmente quando falamos em tecnologia. São apaixonados por mudanças e desejam se expressar para o mundo, por isso, utilizam do online para conectar pessoas.

1. Entenda como a Geração Y se comunica. Mostrar a eles um anúncio padrão com um rosto sorridente e slogan cativante não fará uma venda. O fator decisivo para uma compra entre os millennials é uma recomendação pessoal de amigos/familiares ou experiência social gerada por seus pares.

Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

Como aumentar QI do cérebro? Veja 5 dicas para melhorar performance

  • 1) Procure explorar novos assuntos. ...
  • 2) Desafie a sua mente todos os dias. ...
  • 3) Não abra mão de um sono de qualidade. ...
  • 4) Lazer inteligente: deixe ele fazer parte da sua rotina. ...
  • 5) Alimentação balanceada e exercícios físicos.