Onde você pensa que vai ou onde você pensa que vai?

Perguntado por: alima . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Logo, o correto é onde (onde você fica hospedado). Onde ou aonde você pensa que vai, questiona a mãe. As pessoas pensam que vão a algum lugar, não é mesmo? Desse modo, o correto é aonde (aonde você pensa que vai).

Em resumo “onde” é usada para se referir a um lugar, já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde” – indicando movimento.

Como usar onde e aonde? Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.

1 – Se, na frase subordinada – cujo sujeito é o mesmo da frase subordinante – o sujeito é /eu, então o segundo verbo tem de estar na primeira pessoa: Aonde quer que eu VÁ, encontro-o sempre.

A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está?

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Tanto a forma "onde vende" como a forma "aonde vende" estão corretas e podem ser utilizadas com o objetivo de indicar que algo está à venda.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção é mostrar o lugar em que algo ou alguém está, sempre indicando ideia de lugar. O advérbio aonde deve ser utilizado para indicar o lugar em que algo ou alguém está, observando se o verbo com o qual ele se relaciona exige o emprego da preposição a.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

"Onde quer que você esteja, aonde quer que você vá, aparecerá sempre o paraíso em sua volta se você mantiver acesa a luz da Verdade na sua consciência." Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Esteja vem do verbo estar. O mesmo que: exista, permaneça, fique, suponha, haja, habite, resida, condiga, custe.

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

3 sinônimos de aonde para 1 sentido da palavra aonde: Para onde: 1 a que lugar, para que lugar, para onde.

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.