Como a internet pode atrapalhar a leitura?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

De acordo com os pesquisadores, a internet estimula uma leitura “picada” das informações, o que mais tarde dificulta a concentração em uma só fonte, como o livro.

A função da tecnologia como aliada à prática da leitura é garantir que todos possam desfrutar do prazer de ler, fornecer uma educação sem fronteiras, e guiar os jovens pelos caminhos da criticidade. A leitura crítica nos ajuda a compreender que tudo o que lemos não é um fato, e sim, a visão e opinião do escritor.

Diferentes formas de leitura resultam em mecanismos cerebrais diferentes. O meio digital penaliza um desses mecanismos: a cognição lenta, representada por pensamento crítico, reflexão, imaginação e empatia, tudo aquilo que Wolf chama de “leitura profunda”.

Uso excessivo de internet pode deixar as pessoas menos inteligentes, diz estudo. Quais são os efeitos a longo prazo do uso excessivo da internet? De acordo com o neurocientista Doutor Fabiano de Abreu, o uso inadequado das redes reduz a inteligência, diminui o foco atencional e prejudica o processo de memorização.

As consequências foram devastadoras: um levantamento da organização Todos pela Educação, divulgado em fevereiro deste ano, indica que o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabia ler ou escrever saltou de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021.

Ocorre, pois, uma descaracterização do texto como elemento comunicativo, pois o aluno não sabe por que leu, desconhece quem escreveu, não tem ideia da finalidade da leitura e não percebe sua importância como coautor do texto, ou seja, inexiste a interação texto-leitor imprescindível para o entendimento da mensagem.

- Confeccionar um mural onde se coloca notícias em forma de jornal, as informações devem ser oriundas do ambiente escolar. - Conscientizar os alunos de que a leitura deve ser algo diário e indispensável, assim como beber água, praticar esportes, academia entre outras atividades cotidianas.

A internet também possibilitou a praticidade na leitura. A tecnologia está sempre evoluindo e novos métodos estão sempre sendo criados, como o livro digital, que tem como melhor exemplo o kindle, um aparelho que permite aos usuários ler livros, jornais, revistas, além de comprar, baixar e pesquisar.

Resposta verificada por especialistas. A popularização da Internet e das mídias digitais levou ao desenvolvimento dos "falsos leitores", ou seja, criou-se um ambiente de informalidade que tomou grandes proporções no meio virtual.

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Neurocientista explica que, como leitores cada vez mais digitais e desatentos, podemos comprometer nossa capacidade de entender textos complexos, de desenvolver empatia e de pensar criticamente.

Hoje já se sabe que o uso excessivo de telas dificultam a concentração, o raciocínio e a memória, o que implica no pensamento crítico, na criatividade, aprendizagem e comunicação. Por isso, saber dosar o tempo conectado é fundamental, principalmente para as crianças e adolescentes.

Além de transportar o leitor para outras realidades e aprofundar conhecimentos, é uma forma de aumentar o vocabulário de quem lê e ajuda na capacidade de interpretar textos. Diferente do que muitos acreditam, a leitura é um hábito que se cria, assim como algumas das habilidades que ela ajuda a desenvolver.

Vírus, golpes e vazamento de dados são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora a maioria deles possa afetar qualquer indivíduo online, alguns são particularmente perniciosos para crianças e adolescentes.

Quanto aos efeitos a longo prazo, o professor inglês Mark Bauerlein acredita que a internet piora a inteligência dos jovens em quatro aspectos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura.

No topo da lista de doenças causadas pelo uso descontrolado dos equipamentos tecnológicos, principalmente aqueles com acesso à internet, estão as psicológicas, que atingem um número cada vez maior de pessoas.

Vantagens e desvantagens da tecnologia em sala de aula

  • Interesse dos alunos. ...
  • Desenvolvimento da criatividade. ...
  • Contato com diversas culturas. ...
  • Pouco contato com o mundo físico. ...
  • Falta de infraestrutura. ...
  • Falta de formação do professor. ...
  • Conheça a lousa digital.