Como a Simony descobriu o câncer?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Um dia, enquanto estava tomando banho, percebeu um caroço na virilha esquerda. Após realizar os procedimentos médicos, a médica solicitou um ultrassom para verificar o caroço na virilha. No entanto, nada de anormal foi encontrado naquele momento.

Principais sintomas do câncer de estômago

  • Queimação na região da boca do estômago;
  • Vômitos, com ou sem a presença de sangue;
  • Fezes escurecidas;
  • Sensação de inchaço após se alimentar;
  • Náusea e indigestão;
  • Dor de estômago persistente;
  • Perda de peso não intencional.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Desta forma, ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

O câncer colorretal surge a partir de uma célula do revestimento interno do intestino, chamada de mucosa. Essas células podem crescer para o interior do intestino, formando proliferações como os pólipos ou mesmo os tumores.

Demora cerca de 10 anos para se tornar um câncer invasivo, surgindo na maioria das vezes a partir de pólipos (lesões benignas dentro do intestino), havendo, portanto, tempo suficiente para a remoção, evitando que se transformem em câncer”.

Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico correto. Se você tiver sintomas como sangramento retal, dor ou desconforto anal, ou mudanças no hábito intestinal, o médico provavelmente fará um exame físico para verificar sehemorroidas ou outros problemas na região anal.

O principal exame para diagnosticar tumores malignos no estômago é a endoscopia digestiva alta, seguida de biópsia e exame anatomopatológico.

O câncer de estômago costuma ter desenvolvimento lento e raramente causa sintomas. Quando o faz, os principais são perda de peso e apetite e fadiga. O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, durante muitos anos.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

" O câncer de intestino não tem cura. A probabilidade de cura é diretamente relacionada à fase do tumor quando o diagnóstico é feito. Esta chance de cura pode variar de 10 a 95%. acompanhamento com consultas e exames para detectar eventuais recidivas de forma precoce.

Outro sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes, que pode ser totalmente imperceptível, causar escurecimento das fezes somente.

Dor nas costas pode ser um sintoma de câncer de cólon, reto ou de ovário. Na maioria das vezes, a dor devido ao câncer significa que a doença já se disseminou.

Principais causas do câncer de intestino

  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Alimentação rica em carnes vermelhas e carnes processadas (ex: bacon, presunto, salsicha e linguiça);
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor. Apesar de não existir um marcador universal, que sirva para todos os tipos de câncer, há uma série de marcadores, associados a uma ou várias neoplasias.