Como a sociedade maias expressavam suas ideias?

Perguntado por: gbonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo. Eles desenvolveram um sistema próprio de escrita, até hoje quase indecifrável, baseava-se na representação de objetos e ideias.

A escrita maia era um sistema logossilábico. Os símbolos individuais (glifos) podiam representar quer uma palavra (mais exactamente um morfema) ou uma sílaba; de facto, o mesmo glifo podia muitas vezes ser utilizado das duas formas. Por exemplo, o glifo calendárico MANIK' era também usado para representar a sílaba chi.

A sociedade maia dividia-se em classes sociais. A nobreza, possuidora de terras e cargos decisivos, era detentora dos mais altos títulos militares e religiosos. A maior parte da população era composta por camponeses, que sustentavam a nobreza, o clero, os comerciantes e os artesãos.

Os astecas expressavam suas ideias por meio da arte, da religiosidade, da organização social e da arquitetura, pois não eram exímios escritores, algo comum entre os povos mesoamericanos, conhecidos por não terem deixado maiores marcas escritas sobre suas culturas.

No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.

A base da economia dos maias era a agricultura, mas também havia grande movimentação com o comércio que era realizado entre as cidades-estado. O comércio entre os maias não utilizava moeda, mas a troca de mercadorias, e os valores de cada produto variavam em cada cidade.

Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.

Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a América Central e Sul do México. A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).

A escrita dos maias adota o uso de um mesmo caractere para representar dois ou mais símbolos e sons. Ao mesmo tempo, um mesmo conceito poderia ser representado por caracteres completamente diferentes. Além de constituir uma forma de comunicação entre os maias, a escrita também tinha uma vinculação religiosa.

Os maias, povo que viveu na América entre os séculos lll e X, também criaram uma escrita por glifos, símbolos que representavam palavras, por isso sua escrita se chama pictoglífica (picto = figura e glifo = símbolo).

A língua oficial que era falava pelos maias era o Yucatãn, no entanto também falavam diferentes tipos de dialetos, formados a partir de influências absorvidas de outros grupos culturais menores. Os maias desenvolveram um sistema de escrita que, assim como os egípcios, era baseado no uso de hieróglifos.

Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.

O grupo mais numeroso da sociedade era dos camponeses, os responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento de sua cidade. A elite era a responsável pela administração das cidades-estado e pelas funções religiosas. A autoridade máxima e Page 2 topo da pirâmide social maia era o rei de cada cidade, chamado de ajaw.

Resposta. Resposta: De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.

Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas. Os astecas eram excelentes artesãos e produziam tecidos finos, cerâmica, metais e joias. A sociedade asteca era altamente estratificada, com uma nobreza dominante que governava o império.

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados. Diferentemente dos astecas e incas, os maias não se organizavam como Império.

A sociedade asteca era rigidamente dividida, com o imperador acima de todos, pois era considerado um representante dos deuses. Abaixo dele encontrava-se a aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos.

Foram os inventores do conceito de abstração matemática. Criaram um número equivalente ao zero e nossos calendários são baseados no calendário dos Maias. Com sua aritmética, os Maias faziam cálculos astronômicos de notável exatidão.