Como acalmar pele irritada de bebê?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Tenha a certeza de que a água está morna - se estiver demasiado quente pode irritar a pele do bebé. Após o banho, use sempre um creme emoliente ou hidratante, especialmente formulado para bebés, e que possa ser aplicado com suavidade em todo o corpo, com as mãos limpas ou um tecido de algodão macio.

O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós (Brasil) ou Halibut (Portugal).

Como tirar a vermelhidão da pele irritada?

  1. Limpar a pele suavemente.
  2. Usar protetor solar diariamente.
  3. Borrifar água termal.
  4. Evitar temperaturas extremas.
  5. Evitar alimentos apimentados e estimulantes.
  6. Usar hidratantes prebióticos.

Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do remédio caseiro.
...
Algumas opções de remédios caseiros para brotoeja são:

  1. Banho de aveia. ...
  2. Cataplasma de infusão calêndula. ...
  3. Compressas de camomila. ...
  4. Gel de babosa. ...
  5. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  6. Pomada de folhas de Neem. ...
  7. Loção caseira de calamina.

A alergia ao calor é bastante comum em bebês, pois eles têm a pele mais fina e sensível. Portanto, é fácil que eles sintam as mudanças quando a temperatura aumenta. Essas características também tornam a pele dos bebês mais suscetível a irritações, vermelhidão, coceira e outros sintomas.

Como tratar esse tipo acne?

  1. lavar o rosto do bebê uma ou duas vezes ao dia.
  2. usar sabonete hidratante específico para os bebês.
  3. secar o rosto cuidadosamente.
  4. não cutucar ou espremer as áreas machucadas.
  5. não usar produtos gordurosos ou oleosos nas acnes.

A fralda descartável Pampers Confort Sec conta com loção hipoalergênica para prevenir irritações na pele sensível do bebê. Esse modelo de fralda descartável aguenta, no geral, até 12 horas seco, mas isso vai depender dos hábitos do bebê.

A alergia à fralda pode causar, na pele da criança, sinais vermelhos e até roxos. O formato da lesão pode ser identificado como algo brilhante, descamativo, espesso ou até ulcerativo. No entanto, as características do problema dependem de como a dermatite está, uma vez que ela pode ser leve, moderada ou grave.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Se já houver assadura, limpe bem a região e faça compressas de água morna por 15 minutos, três vezes ao dia. Aplique a pomada que promove a barreira entre as fezes e a urina e a pele do bebê. Se a assadura não melhorar em 24 horas, mesmo aplicando a pomada em cada mudança de fralda, é melhor falar com o pediatra.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Use produtos a base de aloe vera no rosto. Basta aplicar o produto ou a própria planta na parte avermelhada da pele. Isso irá ajudar a diminuir a vermelhidão e refrescar a área irritada. – Aplique iogurte natural nas áreas vermelhas.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Use água morna: tanto a água quente quanto a fria podem ressecar a pele. Se você lavar do modo errado, pode piorar a irritação e vermelhidão. Use um gel de limpeza suave, sem fragrância, e evite os que contenham álcool ou outros ingredientes que causem ressecamento. Experimente produtos da marca Cetaphil, por exemplo.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Mas a pele dos bebés é naturalmente mais sensível que a dos adultos, e pode facilmente ficar seca, dorida e descamativa. É por isso que Bepanthen está aqui para a ajudar enquanto cuida e protege a pele do seu bebé.

A primeira dica é hidratar a pele com cremes/pomadas que contenham (a incrível, boa para qualquer situação) babosa ou calamina, como Ducilamina ou Calamyn (não esqueça de ler a bula).

Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja; Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor; Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.

Embora seja uma substância natural, que não fará mal ao ser aplicada na pele, e com diversas propriedades benéficas comprovadas, ainda não há evidências científicas quanto à absorção do leite materno pela pele e sobre a intensidade dos efeitos.

Uma coisa é certa: hidratante ele é, e tem potencial regenerador. Por isso, pode ser usado no rosto sim.