Como aceitar o fato de ser feio?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Está com a autoestima baixa e se achando feio? Não fique triste, você também pode conquistar seu amor!

  1. 1 - Nunca force a barra. ...
  2. 2 - Nunca puxe o saco. ...
  3. 3 - Seja auto confiante. ...
  4. 3 - Enalteça suas qualidades que vão além da aparência física. ...
  5. 4 - Invista em sua imagem. ...
  6. 5 - Seja alguém bom de papo. ...
  7. 6 - Demonstre inteligência.

Psicólogos afirmam que a duração e a intensidade desse tipo de sentimento dependem da personalidade de cada um, do ambiente e das interações com outras pessoas. Alguém perfeccionista ou que lida mal com opiniões alheias, por exemplo, pode sentir-se inadequado com mais frequência.

Pense positivamente. Um dos caminhos de como ter a autoestima alta é focar nos seus pensamentos, porque eles moldam sua autoestima. Evite ideais negativas e autodepreciativas. Em vez disso, tente sempre substituir para um pensamento mais positivo e construtivo, como uma resposta contrária.

Esses pilares são:

  1. Autoaceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  2. Autoconfiança. Diz respeito a uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  3. Competência social. ...
  4. Elimine a culpa. ...
  5. Não se compare com os outros. ...
  6. Seja sincero consigo mesmo. ...
  7. Comemore suas vitórias. ...
  8. Viva no presente.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

De acordo com a dermatologista Cláudia Magalhães um rosto considerado belo, em tese, é aquele que tem um lado o mais parecido possível com o outro. "Quando você vê uma pessoa muito bonita geralmente ela tem os dois lados da face simétricos", explica.

Tome uma atitude.
Diga algo como: “Eu não sei porque você está me chamando de feio. Sua opinião sobre a minha aparência não diz nada sobre quem eu sou." Você também pode dizer: “Não cabe a você julgar a aparência de ninguém. Eu gosto de quem eu sou, pois sou uma pessoa boa e gentil.”

Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

1. Assuma seu corpo e valorize seus pontos fortes. Primeiro passo: aceitar-se como você é, é reconhecer que além de suas falhas, você também tem qualidades. Aceitar seu corpo passa pelo autoconhecimento para aprender a se amar e destacar seus talentos em paralelo com seu físico.

Dicas e cuidados com a pele

  1. Mantenha a pele limpa. Lavar o rosto de manhã e à noite é um passo muito importante para manter a saúde da sua pele. ...
  2. Tire a maquiagem antes de dormir. Tirar a maquiagem antes de dormir é uma regra que deve ser seguida diariamente. ...
  3. Mantenha a pele hidratada. ...
  4. Use sempre filtro solar.

A principal característica de uma pessoa que possui baixa autoestima é a falta de crença em si. Quando você não se considera capaz de realizar algo, você cria restrições para você e isso pode se agravar, a ponto de alguém com grande potencial se limitar e ser subtilizado em diversas áreas.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.

Além disso, a pesquisa aponta que quando uma pessoa vê algo bonito, experimenta um intenso choque de prazer, idêntica à sensação de comer um doce, por exemplo. Isso porque o fato aumentaria a atividade em um dos "centros de prazer" no cérebro, conhecido como córtex orbito-frontal.

É preciso se policiar diariamente.

  1. Esteja cercado de pessoas positivas. Assim como os seus próprios pensamentos, o humor e as atitudes alheias também influenciam na sua autoconfiança. ...
  2. Rompa os seus padrões e medos. ...
  3. Foque nas suas qualidades, não nas dificuldades. ...
  4. Trabalhe a sua autoestima. ...
  5. Não fique arrastando problemas.

Em um estudo recente realizado pela International Society of Hair Restoration, o cabelo foi apontado como o atributo físico que mais afeta a autoestima, ficando à frente do peso, da má aparência e ortodontia estética.