Como aceitar que o casamento acabou?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

A decisão de continuar ou não um relacionamento cabe ao casal, mas buscar ajuda de profissionais que lidam com isso diariamente pode facilitar a resposta. Há relacionamentos que já acabaram há muito tempo, embora o casal continue junto. A terapia de casal ou mesmo a individual pode esclarecer isso mais facilmente.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Relacionamentos duradouros costumam ser ainda mais difíceis de serem terminados, pois nem sempre é simples separar e ter compreensão total dos sentimentos envolvidos durante anos de convivência. Em muitos casos, o amor ainda existe, mas se transformou em outra coisa que não mais garante a mesma felicidade.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

Quando o casal já não consegue conversar, seja por falta de tempo ou porque tudo vira motivo de discussão, a comunicação se torna impossível e a separação pode ser uma questão de tempo.

Seja grato pelo que tem.
Isso nem sempre é fácil, principalmente quando se está num relacionamento infeliz. Mesmo assim, esse tipo de atitude pode ajudar você a enfrentar a situação, trazendo certa alegria à sua vida. Todos os dias, tire um tempo para pensar nas coisas pelas quais é grato.

A Bíblia nos dá conselhos de como superar uma crise conjugal: com amor, respeito e submissão a Deus. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Amar é respeitar. Ser amado, é ser tratado com respeito.

De acordo com especialistas, alguns ciclos marcam a vida dos casais. A mais famosa é a crise dos sete anos, uma marca tão conhecida que já se tornou temida. Mas não são só nos sete anos que as coisas começam a ficar complicadas: tem também a crise dos 14, dos 21 e até mesmo a de um ano.

Crises são comuns durante o casamento, sendo que as dos 3, 7 e 11 anos têm características distintas dentro da vida do casal! Aprenda a reconhecer os sinais e a resolver seus conflitos através dos esclarecimentos de duas grandes especialistas!

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

Uma das principais razões para estar em um relacionamento é que seja divertido e agradável, pelo menos, por algum tempo. Se estar com a outra pessoa é sempre chato ou estressante, talvez, seja a hora de seguir em frente ou, pelo menos, de dar uma sacudida e ver o que acontece dali em diante.

Indícios de que a relação está ruim e deve ser reavaliada
Se sente que não há nada para compartilhar com o parceiro, talvez seja hora de repensar a relação. 2. A necessidade frequente em ficar sozinho ou exigência do parceiro por mais espaço é cada vez maior? Sinal de que a relação não vai bem.

A recuperação do fim de um relacionamento tem muito mais a ver com “inteligência” do que com sentimento. O homem consegue se desligar muito mais fácil pelo simples fato de não querer saber mais da vida alheia.

Quanto tempo dura o sofrimento de uma separação? Assim como no luto, o tempo de assimilação e aceitação do final de um relacionamento, independente do seu tempo de duração, oscila de pessoa para pessoa. Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses.