Como acender uma vela para Oxum?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Fieis buscam auxílio para solução de problemas no amor, uma vez que ela é responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do ouro”.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Oração para Oxum
Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Saudação: "Ora iê iê ô". Cores: dourado, azul e branco.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

ÒSÁNYÌN - OSSAIM: Eucalipto, protege contra magias e negatividades. Deve ser usada para energizar os ambientes. ÒSÙMÀRÈ - OXUMARÊ: Girassol, acentua a atração e sedução.

O amor de Oxum é antes e se apresenta como a força mais sensível e poderosa do amor próprio. Só conhece a força de Oxum quem compreende a importância do amor próprio e isso inclui entender seus limites, suas forças, fraquezas, sentimentos e poder de transformar a si mesmo naquilo que se sonha.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Difusor de Cerâmica Oxum - Flor de Laranjeira
O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor. O aroma ainda ajuda no combate à ansiedade, proporcionando relaxamento ao ambiente.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

Como preparar:

  1. Para começar, ferva 1 litro de água.
  2. Na sequência, coloque o alecrim e a camomila.
  3. Desligue o fogo e adicione a calêndula ou as pétalas de rosa e tampe a infusão com um prato.
  4. Por fim, após 5 minutos, coe e jogue do pescoço para baixo após o seu banho de higiene.

Sou grata por tudo que minha Mãe Oxum faz por mim. Sou filha da riqueza, do amor e da fertilidade! Com minha fé, Mamãe Oxum me ensina e me protege.

dia 8 de dezembro

Neste dia 8 de dezembro é celebrado o dia de Oxum, a rainha da água doce, orixá do amor, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé, na umbanda e em diversas religiões de origem africana.