Como achar as assíntotas de uma função?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para calcular a assíntota oblíqua ou inclinada de uma função, devemos comparar o grau do numerador e o grau do denominador. Se o grau do numerador for exatamente um a mais do que o grau do denominador, o gráfico da função racional será aproximadamente uma linha inclinada com algumas partes complicadas no meio.

Obs.: Reta assíntota (ou assintótica) é uma reta tal que a distância de um ponto de uma curva a essa reta tende para zero quando o ponto se afasta ao infinito sobre a curva. A reta assintótica e a curva ficam arbitrariamente próximas conforme se afastam da origem do sistema de coordenadas.

As assíntotas verticais são os pontos x tais que o limite é infinito. Logo x=1 é uma assíntota vertical de f. Como não há mais pontos no domínio de f que podem levar a um limite infinito, esta é a única assíntota.

Existe a visão oblíqua, que é um espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.

Um gráfico de uma função pode ter assíntotas verticais, horizontais ou oblíquas.

  • Assíntotas verticais.
  • Assíntotas horizontais.
  • Assíntotas oblíquas.

As assíntotas das hipérboles são linhas retas das quais a curva se aproxima à medida que os valores da variável independente (x) aumentam. Os ramos da hipérbole aproximam-se das assíntotas, mas nunca as tocam. Todas as hipérboles têm duas assíntotas, que se cruzam no centro da hipérbole.

Um limite lateral é o valor do qual a função se aproxima conforme os valores de x se aproximam do limite por *apenas um dos lados*. Por exemplo, f(x)=|x|/x resulta em -1 para números negativos, 1 para números positivos, e é indefinida para 0.

Uma função real de variável real pode assim ter infinitas assintotas verticais, ou seja, tantas assintotas quantos os valores distintos de a existirem para que se verifique que ou o . Nota: Não é obrigatório que a não pertença ao domínio da função .

"Visão frontal é quando vemos alguma coisa de frente. Visão oblíqua é quando vemos de cima e de lado. Visão vertical é quando vemos de cima."

Significado de Oblíqua
Reta que corta, não de modo perpendicular, outra reta ou um plano, formando um ângulo agudo ou obtuso.

A barra oblíqua [ / ] é um sinal gráfico usado: Para indicar disjunção e exclusão, podendo ser substituída pela conjunção ou. Poderemos optar por: carne/peixe/dieta. Poderemos optar por: carne, peixe ou dieta.

E a equação de uma hipérbole se parece com: "x² sobre a² - y² sobre b²", ou ela poderia ser "y² sobre b² - x² sobre a² = 1" Veremos, então, que esse problema matemático é um pouco complicado porque o comprimento focal de uma hipérbole é igual à raiz quadrada da soma desses dois números, e é igual à soma de "a² + b²".

Passo a passo para achar a assíntota vertical
Fazer os limites laterais da função com tendendo aos valores problemáticos; Se um desses limites laterais explodirem para mais ou menos infinito, quer dizer que temos uma assíntota vertical; Se os dois limites resultarem em constantes, não temos assíntotas verticais.

Se a derivada de f é positiva à esquerda de x=c e é negativa à direita de x=c, então x=c é um ponto de máximo para f. Se a derivada de f é negativa à esquerda de x=c e é positiva à direita de x=c, então x=c é um ponto de mínimo para f.

Em funções de uma variável, se a gente tiver esse limite: A variável pode se aproximar ao valor de 3 somente pelo eixo : as únicas opções são pela direita e pela esquerda de 3. Nós vimos que quando esses limites são iguais usando esses dois caminhos diferentes, o limite existe. Se forem diferentes, o limite não existe.

Baseado neste exemplo, podemos afirmar que quando x tende a 0 esta função não tem os valores se aproximando de um limite bem definido. 0, por valores maiores ou menores do que 0, os valores da função crescem sem limite.

Dizer que uma função f é contínua quando x=c é o mesmo que dizer que os dois lados do limite da função em x=c existem e são iguais a f(c).

Exemplos de Potenciação
A expressão 33 equivale a 27.

2 elevado a x =1/8.

A função exponencial natural, denotada ex ou exp(x) é a função exponencial cuja base é o número de Euler (um número irracional que vale aproximadamente 2,718281828). A exponencial natural é caracterizada por ser idêntica à sua própria derivada.