Como acontece a lavagem nasal por dentro?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Esta técnica consiste em injetar soro no interior da narina e, depois, por força da gravidade, deixar que o soro saia pela outra narina, promovendo uma limpeza do catarro e aliviando a dor e o desconforto.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Alguns remédios, como descongestionantes nasais, anti-histamínicos e corticoides em spray nasal podem ajudar a desentupir o nariz. A utilização de medicamentos depende da doença que causa esse sintoma (pode ser gripe, resfriado, rinite, entre outras).

Não há efeitos colaterais sistêmicos conhecidos relacionados com a lavagem nasal. Quais são os benefícios da lavagem nasal? A lavagem nasal é um método seguro, bem tolerado e de baixo custo. Respeitando seu método de aplicação, pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar se engasgando. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer o procedimento em crianças.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.

Isso pode acontecer porque a parte interna do nariz está muito seca, que pode seer causada devido a uma mudança na temperatura do ar. Isso também pode ocorrer porque você assoou o nariz com muita força ou cutucou o nariz.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

A secreção pode sair ou não, a depender da quantidade de soro colocada, a quantidade de secreção, e o jato. O mais comum é sair um pouco de soro pela própria narina, o soro sair pela boca ou a criança engolir o soro com a secreção, e aí saí pelas fezes né…

Se faz com muita força pode gerar uma otite média aguda e precisar entrar até com antibiótico. Na maioria das vezes, não é uma lesão permanente. Se ficar doendo muito tempo após a lavagem, tem que examinar. Agende consulta com a otorrino particular, Dra.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.