Quando a lavagem nasal sai pelo olho?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

O canal lacrimal desemboca no nariz, então provavelmente o soro está fazendo o caminho contrário da lágrima e saindo pelo olho. Nada para se preocupar.

Caso isto ocorra procure um médico otorrinolaringologista.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

O que fazer: essa obstrução costuma melhorar sem a realização de tratamento logo no primeiro ano de idade. Nesse caso, o tratamento consiste em limpar os olhos com soro fisiológico e fazer uma pequena massagem no local. Nos casos mais graves, o pediatra pode indicar a realização de uma pequena cirurgia.

O quadro clássico de obstrução congênita de vias lacrimais é lacrimejamento ocular de um ou dos dois olhos. Não incomum, ter secreção que parece muco. É importante ressaltar, nas crianças com o canal lacrimal obstruído (“entupido”), geralmente os olhos estão saudáveis, sem sinais de inflamação ou infecção.

É preciso estar atento aos sinais e sintomas para saber se foi água para o pulmão do bebê, para que se possa tomar as medidas cabíveis. Esses sinais e sintomas se apresentam de tais formas: Falta de ar e grande dificuldade de respirar; Tosse, (que pode conter sangue);

A lavagem nasal não faz mal para adultos. O grande impasse que ronda a prática é quando adultos precisam fazer o procedimento em crianças. Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar se engasgando.

Lavagem nasal pode ir para o pulmão ou ouvido? A solução da lavagem nasal raramente vai para o pulmão. No entanto, caso a cabeça esteja posicionada de maneira incorreta ou o acessório de aplicação seja pressionado com muita força, o líquido pode ir para o ouvido.

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Quando a lavagem nasal é feita corretamente não há efeitos colaterais como dor de ouvido e otites. Há necessidade de cuidado no momento da lavagem nasal para que não haja possibilidade do soro cair na tuba auditiva.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

O que faz o efeito de lavar a secreção é justamente a quantidade de soro e o jato aplicado, por isso, não tenha medo ou receio. É normal que isso provoque a tosse após.

“Não há risco de a criança engasgar se o volume for correto”, assegura o médico. A lavagem dá certo quando a secreção sai na narina oposta ou desce pela garganta e é engolida. O uso preventivo em bebês pode ser único no dia, na hora do banho.

“Engolir soro não faz mal algum. O que pode acontecer é a criança ficar nauseada por engolir o soro, mas até mesmo o próprio excesso de secreção e tosse podem desencadear vômito“, diz a profissional.

De acordo com a médica, o nariz dos bebês tem a mucosa nasal muito sensível, e isso pode acabar ferindo a parede das vias aéreas e até romper vasinhos,o que poderia causar sangramentos.

A pneumonia pode ser causada por organismos variados, como bactérias, vírus ou fungos, que entram nos pulmões. Recém-nascidos são infectados depois de passar pelo canal de parto da mãe ou depois de entrarem em contato com micro-organismos na UTIN ou berçário.

A posição correta para levar o nariz da criança com soro é com ela sentada ! Nunca deve ser realizado com ela deitada devido ao risco inerente ao ouvido !

A lavagem nasal tirar todas as bactérias e vírus que podem causar essas infecções. Então, faça uso desse método simples e muito eficaz, que também ajuda a evitar que você tome muito medicamentos no dia-a-dia.

Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.