Como acontece a transformação do camaleão?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ou seja, a mudança de cor nesses animais acontece através de duas estruturas distintas: uma de células especializadas com pigmentos coloridos que respondem a sinais do cérebro e outra de células sob a pele que refletem a luz.

Se pudéssemos dar uma resposta direta para essa questão seria: camuflagem. Os camaleões mudam de cor para se camuflar e passar despercebidos aos olhos dos seus predadores. Esse mecanismo de mudança de cor é chamado de mimetismo e serve para sua segurança.

2 – Mudança de cor
Geralmente, eles alteram de marrom para verde, mas alguns podem modificar o seu “look” para muitas outras cores, criando um visual incrível de forma rápida — tanto que uma mudança pode ocorrer em cerca de 20 segundos.

Quando colocamos a solução 1 em contato com a solução 2, a cor violeta mudará para uma coloração esverdeada, que, com o tempo, tornar-se-á marrom (ou castanho). Pode acontecer ainda de aparecer uma coloração avermelhada, mas isso depende muito das quantidades de líquidos e sólidos utilizados.

O mimetismo é a capacidade de imitar o ambiente, para se confundir com ele. O camaleão faz isso trocando de cor, porque consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele. Tais células têm formato estrelado, com ramificações que se distanciam do centro.

Ao observar uma presa, o animal consegue fixá-la apenas com um olho, utilizando o outro para verificar a presença de predadores. Cada olho se conecta com o lado oposto do cérebro para decodificar as imagens. Assim, o lado esquerdo do cérebro sabe o que o olho direito vê e vice-versa.

Curiosidades sobre o camaleão
A mudança de coloração não está relacionada apenas com a camuflagem, estando ligada também a outras funções, como a atração de parceiros e defesa de território. Podem projetar a língua até uma distância de quase o dobro de seu tamanho corporal.

Em animais como polvos e lulas, a mudança de cor ocorre quando músculos regulam o tamanho e a posição de estruturas em formato de “sacos” contendo pigmentos, presentes na derme. O segredo da mudança de cor do camaleão começa a ser desvendado!

Ele é conhecido por sua capacidade de se camuflar, mudando a cor da pele para se adaptar a uma situação ou a um ambiente, assim se protege de potenciais predadores, ou, aproxima-se de uma presa para defender seu território.

cor verde

Depende da espécie. Depende da espécie – são mais de 150. Na maioria delas, prevalece a cor verde, visível quando os répteis estão relaxados. A superfície de um camaleão é forrada por células chamadas cromatófaros, que contêm pigmento amarelo.

Os pigmentos Camaleões são pigmentos em pó de fácil dispersão e excelente pigmentação. Este pigmento oferece alto poder de tingimento e de cobertura. Os Pigmentos Camaleões tem como efeito a mudança de cor conforme se altera o ângulo de observação.

Uma das espécies mais peculiares da fauna silvestre é o camaleão (Chamaeleo Chamaeleon). Um animal que anda com lentidão, consegue girar os olhos em até 360° e até pode mudar de cor.

Os camaleões combinam tons de rosa, azul, vermelho, amarelo, laranja, verde e muitas outras cores para se camuflar na natureza. Mudar de cor também ajuda na comunicação, indicando quando o camaleão está irritado ou sente perigo, e na adaptação ao clima. Como funciona?

Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande para pegar suas presas — come mariposas, besouros, joaninhas, gafanhotos, e moscas; também comem folhas, principalmente secas. Têm cauda preênsil e patas fortes. Movimenta-se com lentidão para não ser notado antes do ataque.

As evidências mais comuns são mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

Explicação. A mudança de cor ocorre devido à transformação que os elementos químicos sofrem depois de misturados. Essa alteração normalmente é resultado de reações em que há transferência de elétrons, formando assim cátions que alteram as cores originais de cada elemento.

A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância divide-se em duas ou mais substâncias ou estruturas mais simples. A decomposição ou análise é um tipo de reação inorgânica em que um reagente é decomposto em duas ou mais substâncias.

O mimetismo ocorre quando um organismo de uma espécie é semelhante a outro de espécie diferente, o que os torna difíceis de serem diferenciados por um observador. O organismo imitado é chamado de modelo, enquanto o que imita é chamado de mímico.