Tem camaleão no Nordeste?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O camaleão é um dos maiores e mais belos lagartos da caatinga nordestina. Existe um grande número de espécies de camaleões nas mais diferentes regiões do mundo. O destaque para os camaleões é a variabilidade de cores que estes animais apresentam.

Iguanas e camaleão são encontrados abandonados em uma casa, no Ceará

Os camaleões apresentam-se distribuídos principalmente na África, Madagáscar, além do sul da Europa, Arábia, Índia e Sri Lanka. Nesses locais são encontrados habitando regiões de florestas, savanas, bem como plantações.

eles atacam apenas quando se sentem ameaçados. A cauda do camaleão é preênsil, afiada e retrátil, utilizada para prender ou agarrar.

Os camaleões distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor, por sua língua rápida e alongada, por seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro, que possuem uma visão de 360 graus, e (tendo alguns membros da família) cauda preênsil.

Merecem destaque espécies ameaçadas de extinção como a onça-parda (Puma concolor), a onça pintada (Panthera onca), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae), que é o único primata endêmico desse bioma, e o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), espécie endêmica do Brasil.

O papa-vento (nome científico: Polychrus acutirostris) também chamado de lagarto-preguiça, camaleão-falso e lagarto-cego, é um réptil da família Polychrotidae, e do gênero Polychrus. No Brasil, ocorre especialmente nas regiões de Cerrado e Caatinga nordestina.

Características: As iguanas possuem uma coloração verde ou acinzentada. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Seu comprimento total pode chegar a aproximadamente 180cm. Distribuição Geográfica: No Brasil, ocorrem principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A Iguana-verde ou iguana-comum, [Iguana iguana (Linnaeus)] também conhecida como camaleão dentre outros nomes no território nacional, é uma das espécies de répteis muito avistadas nessa região.

Uma iguana foi encontrada por dois trabalhadores em uma obra na cidade de Jacobina (distante a 358 km de Salvador), no interior da Bahia, no final da tarde desta sexta-feira, 3.

No Brasil, a posse de camaleões como animais de estimação é regulamentada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Para adotar legalmente, é necessário obter uma autorização do IBAMA a fim de manter um animal exótico em casa.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de Agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet.

Para conseguires que o teu camaleão se habitue a ti, não o deves incomodar nem tocar em excesso, mas sim regularmente. O método que funciona com quase todas as espécies é dar-lhe diretamente com a mão alguma comida da que gostem muito.

Os camaleões são seres diurnos que vivem em cima de árvores, indo ao solo somente para mudar de árvore, acasalar-se e pôr seus ovos. Alimentam-se principalmente de insetos voadores e, para capturá-los, ficam parados esperando que a presa apareça, o que muitos chamam de técnica sit-and-wait.

insetos

Como citado, os insetos são a principal fonte de alimentação dos camaleões. Por isso, é possível encontrar opções de larvas, minhocas, moscas, grilos e outros animais que fazem parte da dieta do animal em lojas especializadas.

Parado ao Sol, quase imóvel, o calango (termo que se refere a vários tipos de lagartos, incluindo o Tropidurus torquatus), se faz presente em grande parte da paisagem urbana. Encontrado principalmente no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, também ocorre em outros países da América do Sul.