Como ajudar a ler?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Aprender a ler é uma habilidade muito complexa – uma das coisas mais complexas que pedimos as nossas crianças. E para muitas crianças, esse processo pode não ser tão fácil. Como resultado, ensinar as crianças a ler e escrever bem pode ser uma tarefa muito desafiadora.

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

A dificuldade da aquisição da leitura e escrita é muito comum. A criança deve ser avaliada para excluir causas orgânicas, psíquicas e escolares que levem a tanto. Existe uma condição, a dislexia que não é tão frequente, e deve ser investigada.

A dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita pode estar ligada com disfunções neurológicas como a dislexia, que pode acarretar lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros problemas.

Confira a seguir!

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

O processo de alfabetização costuma acontecer de forma gradual, com o aprendizado das letras, sílabas, palavras e frases. O resultado destas competências é a codificação e decodificação do sistema de escrita, o que caracteriza uma pessoa alfabetizada.

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias.
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas.
  • Trava-línguas.
  • Jogos de ritmo e rima.
  • Explore os sons das palavras.
  • Aprendendo com música.
  • Embaralhando as palavras.

Como o sono da noite anterior recarrega as baterias do nosso corpo, as manhãs costumam ser o melhor momento para ler e entender melhor o conteúdo lido. Como o seu cérebro fica mais energizado logo após acordar, também é bastante provável que você consiga reter mais informações ao ler durante a manhã.

Como Ler e Não Esquecer Mais

  1. Tenha em mãos lápis e papel. Guarde com você o material necessário para essa técnica de leitura ativa. ...
  2. Fique alerta para informações essencialmente importantes. Aprenda a identificar conceitos importantes em seu livro. ...
  3. Marque cada conceito ou informação importante. ...
  4. Faça anotações.

Oficialmente, o processo de alfabetização começa no primeiro ano do Ensino Fundamental, por volta dos 6 anos, e espera-se que os alunos saibam ler e escrever por volta de 8 a 9 anos de idade, já no terceiro ano.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

7 anos

Os neuropediatras dizem que o período para se alfabetizar não é fixo, vai dos 4 aos 7 anos, dependendo do desenvolvimento cerebral da criança.

Pode ser diversos transtornos psiquiátricos como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de déficit de atenção, hipomania etc, procure um médico para lhe avaliar, fazer os diagnosticos diferenciais e lhe indicar o melhor tratamento.

Normalmente o bloqueio do leitor tende a acontecer depois de ler realmente um livro espetacular ou um muito ruim (experiências literárias ruins geram traumas, vinde minha relação com Iracema). Nenhuma leitura parece fixar na sua mente após aquele livro impactante. Outras vezes o bloqueio vem sem motivo e explicação.

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo. Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita.

Os desafios que as crianças com TDAH podem encontrar durante o processo de alfabetização estão relacionados a inúmeras questões. Porém, o problema não tem origem nas habilidades de linguagem, e sim na atenção propriamente dita, o que torna a alfabetização mais fácil comparada com a dislexia, por exemplo.