Como a força do vento pode ajudar o ser humano em seu dia a dia?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A força do vento pode gerar eventos catastróficos. Quando estudado, o vento possui vantagens significativas. O ser humano aprendeu a usá-lo a seu favor, como na construção de grandes moinhos, no impulsionamento de velas nas embarcações, na produção de energia eólica, entre outras aplicações.

Agricultura: É beneficiada através de sistemas de geração de energia acionados através dos ventos, e que são utilizados em propriedades rurais. Os agricultores, desse modo, podem utilzar-se dessa energia gerada no bombeamento de água e na moagem de grãos.

O vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em sistemas como o bombeamento de água, a moagem de grãos e a movimentação de barcos.

Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.

É capaz de fornecer energia elétrica a fazendas, pequenas comunidades, fábricas, etc. Tem-se documentado que os Egípcios foram os primeiros a utilizarem o vento como função mecânica, cerca de 2800 a. c., nos barcos com velas. Além disso, as velas serviam também para bombear água e moer grãos.

Resposta: Agricultura, pecuária, aviação, navegações marítima e fluvial, transportes terrestres, produção de energia elétrica pelas usinas eólicas etc.

Gera economia. Como se não bastassem as vantagens ao meio ambiente, a energia eólica é econômica. Isso foi acentuado nos últimos anos, uma vez que a tecnologia empregada na produção, bem como o custo de seus maquinários, diminuiu consideravelmente.

Os ventos sopram das áreas de alta pressão, para as áreas de baixa pressão. O ar se movimenta em busca do equilíbrio atmosférico, tanto de temperatura, como de pressão.

Esta força energética pode ser utilizada para gerar energia elétrica, gerar força para bombear água de um poço de certa profundidade, pode colocar em movimento uma máquina forrageira, mover um moinho, entre outros equipamentos, todos saindo do estado de repouso através da força do vento.

Resposta: Os ventos que sopram em escala global e aqueles que se manifestam em pequena escala são influenciados por diferentes aspectos, entre os quais destacam-se a altura, a rugosidade, os obstáculos e o relevo.

A principal força responsável pela a formação do vento é a Força do Gradiente de Pressão (FGP).

Vento forte: o vento desenvolve uma velocidade grande e por isso tem capacidade de mover os galhos mais fortes das árvores, provocando às vezes o rompimento dos mesmos. Nessa classificação os ventos podem atingir velocidades que variam de 36 a 44 quilômetros por hora.

Existem dois principais tipos: as monções e as brisas.

  • Monções: ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. ...
  • Brisas: são movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

Para gerar energia elétrica, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, os chamados aerogeradores. Essas turbinas têm a forma de um catavento e o seu movimento circular é responsável pela produção de energia elétrica.