Como ajudar filha tímida?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

8 formas de ajudar seu filho a vencer a timidez

  1. Reconhecer o ambiente. ...
  2. Conversar olhando nos olhos. ...
  3. Ter paciência. ...
  4. Não ficar dizendo que a criança é tímida na frente dela. ...
  5. Reforço positivo. ...
  6. Não expor a criança a situações que ela não gosta. ...
  7. Evitar ficar mexendo ou implicando sempre com ela. ...
  8. Evitar falar pela criança.

Superdicas da semana

  1. Faça perguntas simples para motivar uma pessoa tímida a falar.
  2. Pergunte sobre assuntos que sejam do domínio dela.
  3. Estimule essa pessoa a falar mais demonstrando interesse genuíno na conversa.
  4. Uma pessoa tímida ficará agradecida se você ajudá-la a se expressar em público.

Esse comportamento pode refletir uma atitude saudável e esperada considerando a fase da vida pela qual está passando. No entanto, também pode ser uma indicação de um problema emocional que requer ajuda profissional. Como pais, devemos intervir sempre que considerarmos que o isolamento atingiu um nível problemático.

Como diferenciar timidez e autismo? Uma criança tímida costuma evitar o contato visual, se esconder atrás dos pais e não participar de brincadeiras com outras crianças. Da mesma forma, uma criança com autismo pode não falar, olhar para outras pessoas ou brincar com seus colegas.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

Praticar atividades que ajudam a interagir
Algumas atividades, como esporte de grupo ou até mesmo começar a estudar um novo idioma, podem ajudar a superar a timidez de uma forma natural, já que essas atividades necessitam de um certo grau de interação e socialização entre as pessoas.

De acordo com psicólogos, a timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Como vencer a timidez em apenas 5 passos

  1. Enfrente os seus medos. O primeiro passo para vencer a timidez é baseado em lidar com ações que geralmente deixam uma pessoa desconfortável. ...
  2. Mantenha contatos. ...
  3. Não se diminua. ...
  4. Acredite em você ...
  5. Trabalhe a postura corporal.

9 sintomas mais comuns da Timidez e Fobial Social

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Dificuldade respiratória.
  • Tremores.
  • Transpiração.
  • Boca seca, dificuldade em falar.

Dormir na cama dos pais não é bom, pois essa atitude não permite que a criança passe saudavelmente pelas fases do desenvolvimento: não incentiva a autonomia, o que tende a atrapalhá-la em diversos sentidos, futuramente, na vida adulta. Também impede que a criança entenda alguns limites.

Trata-se de um transtorno neurobiológico, genético e hereditário, mais comum em jovens e crianças. O TDAH pode ser herdado dos pais ou de um parente próximo, mas também pode ser desencadeado por diversos fatores de risco, como a mãe fumar durante a gravidez, o bebê nascer prematuro ou com baixo peso.

Depois de descartar problemas de saúde comece estabelecendo uma rotina para execução daquilo que você espera que seu filho realize como fazer lição de casa, tirar os pratos da mesa, guardar os brinquedos na caixa e coisas desse tipo.

Fazer pequenos avanços é sugerido quando se fala em timidez na infância. Um ponto em que os pais podem ajudar muito é fazendo o enfrentamento lógico de forma gradual. Ou seja, colocar os desafios como em uma escada. “No primeiro degrau, algo que a criança dá conta de fazer e, lá no último, o que é mais difícil.

São crianças quietinhas, que parecem até estar com um certo medo de experimentar a vida. Não cumprimentam as pessoas, demoram para conseguir brincar com outras crianças e, quando possível, se escondem atrás dos pais para evitar qualquer contato. Não se preocupe: não há nada de errado com seu pequeno. Ele é só tímido.

Segundo o neuropediatra, há três tipos de TDAH: o desatento, o do tipo combinado e o hiperativo-impulsivo. O desatendo é o transtorno em que a criança é quieta, não dá trabalho na sala de aula e ainda é tímida.