Como anexar o histórico escolar?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

Declaro para os devidos fins que _________________________ RG ___________________ concluiu o Ensino Médio nesta U.E. no ano de _______ estando apto a cursar o Ensino Superior. (Cidade), ___ de __________ de 2021.

É possível retirar uma segunda via do histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação de alguns estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, entre outros. Consulte a página da Secretaria de Educação do seu estado para verificar os serviços disponíveis.

Empresas e instituições de ensino vão além na lista de documentos e pedem o histórico escolar como subsídio para avaliar o desempenho geral dos candidatos. Ou seja, aquelas notas do segundo grau e da faculdade, perdidas no passado distante, têm mais importância do que se imagina.

O responsável ou o próprio aluno solicita a 2ª via de Histórico Escolar para a secretaria escolar de forma presencial.

Como emitir o certificado de conclusão do ensino médio pela internet?

  1. Acesse o site de consulta do estado;
  2. Preencha os dados solicitados (RG ou número de registro da publicação);
  3. Clique em “Pesquisar” e aguarde a próxima tela com a informação do documento;
  4. Clique em “Imprimir” e salve como PDF ou faça a impressão.

cinco anos

Assim, o histórico escolar deve ser mantido por cinco anos após o rompimento do vínculo do aluno com a instituição, ou seja, cinco anos depois que o aluno tiver deixado aquela escola. Depois desse período, o histórico deve ser arquivado.

Declaração de conclusão pela instituição
Essa declaração é utilizada e emitida de forma rápida e prática pela instituição de ensino, que por hora pode substituir o histórico escolar.

O comprovante pode ser: Histórico Escolar. Diploma ou Certificado de conclusão de curso. Declaração Escolar.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser feito por pessoas que buscam o certificado de conclusão dessa etapa de ensino. Ou seja, quem não cursou ou não concluiu o ensino médio tem agora a chance de fazer a prova.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.

O responsável ou o próprio aluno solicita o Certificado de Conclusão do Ensino Médio para a secretaria escolar de forma presencial.

Não podem cobrar: Históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos.

Um modelo de histórico escolar deve ter o nome da instituição de ensino onde ele estudou, quanto tempo ele permaneceu na escola, além do detalhamento das notas que ele obteve em cada uma das disciplinas. Essas últimas informações devem ser separadas pelo ano que ele cursou.

Na prática, não existe uma lei ou uma norma específica que exija o Ensino Médio nas indústrias na hora de contratar funcionários. Entretanto, a maioria das empresas seleciona os futuros colaboradores pela formação escolar.

Geralmente, as consultas feitas nas etapas anteriores à contratação abrangem o levantamento e validação, em fontes de informação públicas, de dados acadêmicos e profissionais do candidato, situação financeira, envolvimento em ações disciplinares e – em alguns casos – checagem de antecedentes criminais.