Como aprender a lidar com pessoas más?

Perguntado por: omello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

6 dicas de como lidar com pessoas tóxicas

  1. Expresse a sua opinião. O primeiro passo para solucionar esse problema é não fingir que está tudo bem. ...
  2. Verifique se a relação está em equilíbrio. ...
  3. Trabalhe em conjunto. ...
  4. Retire-se quando necessário. ...
  5. Mantenha a leveza da mente. ...
  6. Entenda que amor-próprio não é egoísmo.

Pessoas negativas não gostam delas mesmas, por isso, possuem dificuldade para gostar dos outros. Elas vivem na defensiva, evitam se arriscar e culpam terceiros por seus problemas e fracassos.

Causas do complexo de inferioridade. Especialistas acreditam que o complexo de inferioridade seja ocasionado pela repetição de situações que levam uma pessoa a se sentir “menos” que as outras. Isso pode acontecer em diferentes contextos — na escola, na vida profissional ou na própria família, por exemplo.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Comportamentos como se humilharem, se vitimizar, explodir de raiva, chorarem de maneira escandalosa, o orgulho deles não importa se não obtiverem o que querem. Esses comportamentos exagerados são para gerar compaixão e empatia ou até mesmo culpa, para que a pessoa desista de sua ideia inicial.

  1. 4 dicas para se proteger de pessoas tóxicas! ...
  2. Identifique como são as pessoas tóxicas. ...
  3. Reconheça os principais perfis. ...
  4. Saiba como se proteger de pessoas negativas. ...
  5. Procure modificar possíveis padrões de comportamento tóxico em si mesmo.

Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos:

  1. Pessoas arrogantes. Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. ...
  2. Pessoas vítimas. Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. ...
  3. Pessoas controladoras.

Suas atitudes tóxicas são resultado de um desconhecimento de como lidar com situações difíceis, não aprenderam a trabalhar sua própria frustração ou seu sentimento de baixa autoestima. Assim, elas reagem às situações sempre na defensiva e de modo passivo-agressivo por estarem tentando se proteger.

Embora pareçam ser a mesma coisa, especialistas costumam separar os dois tipos de relações por um aspecto central: enquanto o indivíduo tóxico não costuma ter noção do que está fazendo, o abusivo é calculista e premedita o mal que causa às vítimas.

Os pensamentos negativos levam um indivíduo a acreditar que é vítima de tudo o que lhes acontece e, por isso, nada pode fazer para mudar. A verdade é que cada um de nós tem um grande poder de mudança e transformação e é necessário adquirir a consciência da responsabilidade para que ele seja despertado.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.