Como aprender o ponto da embreagem rápido?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda.

Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

Feito corretamente, o pé esquerdo deve ficar apoiado no apoio para os pés do lado esquerdo do pedal da embreagem. Desta forma, os músculos da perna podem descansar em uma posição confortável e, ao mesmo tempo, podem ser movidos para o pedal a qualquer momento.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Não faça meia embreagem
Isso eleva muito o giro do motor, podendo ocasionar, em situações de muita aceleração, a queima da embreagem. O certo é deixá-lo parado com o freio ou freio de mão.

O ponto morto também é conhecido como neutro. Ele é a ausência de engate do torque do motor e apropriado para ser usado quando o motorista estaciona o automóvel.

De acordo com o supervisor técnico de Automotiva do Senai do Rio de Janeiro, Edilson Caldas, conduzir o veículo com o pé na embreagem pode deixar o carro sem ela, de uma hora para a outra.

Como trocar de marcha no carro?

  1. Tirar o pé do acelerador;
  2. Pisar na embreagem;
  3. Engatar a marcha desejada;
  4. Soltar a embreagem lentamente e, ao mesmo tempo, pisar no acelerador;
  5. Manter o pé no acelerador para atingir a velocidade desejada.

Outra atitude importante é tirar o pé totalmente do pedal logo após a troca de marcha. Também é importante evitar cargas desnecessárias para o veículo, pois quanto maior o peso, maior será o desgaste da embreagem.

Para subir ladeiras, a quarta e a quinta marchas não são recomendadas, devendo ser utilizadas quando o carro já estiver com maior velocidade. Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas.

E tem mais, descer na banguela é ilegal. Rodar em ponto morto é proibido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.

Em essência, a primeira marcha é mais forte do que a quinta porque, como seu índice de multiplicação é muito menor, o motor terá de girar muito mais vezes para percorrer a mesma distância.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.