Como Aracy de Carvalho saiu da Alemanha?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na época, o país era governado por Getúlio Vargas, que flertava com a Alemanha, relação que só foi rompida em 1942, quando o Brasil se uniu aos Aliados, inimigos dos alemães durante a Guerra. Mesmo sabendo da restrição, Aracy burlou as regras do governo e seguiu emitindo vistos para judeus entrarem no Brasil.

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011) foi uma brasileira reconhecida como “Justa Entre as Nações”. O título é dado por Israel por pessoas que se arriscaram a ajudar judeus durante a Segunda Guerra, mesmo sem partilhar da mesma religião, como é o caso de Aracy.

Em 1942, após navios brasileiros serem afundados por submarinos alemães, o Brasil declara guerra à Alemanha. Aracy e Guimarães Rosa voltaram para o Rio de Janeiro em decorrência dos acontecimentos.

Aracy de Carvalho foi homenageada em 1982 por Israel como Justa entre as Nações. O título é dado pelo país a não judeus que se arriscaram para salvar judeus da perseguição pelo regime de Adolf Hitler. No Brasil, só ela e o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas receberam a homenagem — Aracy foi a primeira.

Em 1934, em uma Alemanha já tomada pelo nazismo e na iminência da Segunda Guerra Mundial, uma brasileira ajudou a salvar judeus que eram perseguidos pelo governo nazista: Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa.

Oskar Schindler

O empresário industrial alemão Oskar Schindler, membro do partido nazista, é reconhecido por ter salvado a vida de mais de 1 mil pessoas, empregando-as nas suas fábricas para protegê-las das perseguições.

No meio do processo de produção e gravação que durou três anos, o filho de Aracy acabou falecendo. O autor da obra, Mário Teixeira, compartilha uma história que pode ouvir da boca dele e se sente privilegiado por ter sido chamado para eternizar a história dessas famílias.

Oskar Schindler (1908-1974) nasceu em Svitavy (Zwittau), Morávia, na época uma província da monarquia Austro-Húngara. Católico, de origem étnica alemã, durante a Segunda Guerra Mundial Schindler resgatou quase 1.200 judeus da deportação para a morte em Auschwitz.

Aracy de Almeida morreu aos 73 anos em 20 de junho de 1988, no Rio de Janeiro, após complicações de um edema pulmonar.

Protagonista de sua própria vida
Nascida no Paraná, na cidade de Rio Negro, em 5 de dezembro de 1908, Aracy de Carvalho é filha de mãe alemã e pai brasileiro. Poliglota, foi morar na Alemanha em 1935, após a separação em seu primeiro casamento e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho.

102 anos (1908–2011)

O Embaixador Souza Dantas acabou se tornando juntamente com Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, os únicos brasileiros reconhecidos por Israel como “Justo entre as Nações”, por terem ajudado os judeus na Segunda Guerra Mundial.

  • Agnes Cabral Rosa
  • Vilma Cabral Rosa

Rio Negro, Paraná

Rio Negro é um município brasileiro situado na região sudeste do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 26º06'21" sul e a uma longitude 49º47'51" oeste, estando a uma altitude de 780 metros.

Saíram do país depois do decreto assinado pelos "Reis Católicos" Isabel de Castella e Fernando Aragão, expulsando aqueles que não haviam se convertido ao cristianismo.