Quem foi o primeiro marido de Aracy?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Johann Eduard Ludwig Tess

Em 1930, Aracy casou-se com o alemão Johann Eduard Ludwig Tess com quem teve o filho Eduardo Carvalho Tess, mas cinco anos depois se separou, indo morar com sua tia, Lucy Luttmer, na Alemanha. Um ano depois ela retornou ao Brasil para formalizar o desquite.

  • Agnes Cabral Rosa
  • Vilma Cabral Rosa

Aracy de Carvalho foi homenageada em 1982 por Israel como Justa entre as Nações. O título é dado pelo país a não judeus que se arriscaram para salvar judeus da perseguição pelo regime de Adolf Hitler. No Brasil, só ela e o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas receberam a homenagem — Aracy foi a primeira.

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011) foi uma brasileira reconhecida como “Justa Entre as Nações”. O título é dado por Israel por pessoas que se arriscaram a ajudar judeus durante a Segunda Guerra, mesmo sem partilhar da mesma religião, como é o caso de Aracy.

Protagonista de sua própria vida
Nascida no Paraná, na cidade de Rio Negro, em 5 de dezembro de 1908, Aracy de Carvalho é filha de mãe alemã e pai brasileiro. Poliglota, foi morar na Alemanha em 1935, após a separação em seu primeiro casamento e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho.

Como despachava com o cônsul-geral, ela colocava os vistos entre a papelada para as assinaturas. Para obter a aprovação dos vistos, Aracy simplesmente deixava de pôr neles a letra "J", que identificava quem era judeu. Desse modo, Aracy livrou muitos judeus da prisão e do Holocausto.

Oskar Schindler

O empresário industrial alemão Oskar Schindler, membro do partido nazista, é reconhecido por ter salvado a vida de mais de 1 mil pessoas, empregando-as nas suas fábricas para protegê-las das perseguições.

Em 1942, após navios brasileiros serem afundados por submarinos alemães, o Brasil declara guerra à Alemanha. Aracy e Guimarães Rosa voltaram para o Rio de Janeiro em decorrência dos acontecimentos.

Aracy morreu aos 102 anos, em fevereiro de 2011, e foi enterrada no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, ao lado de Guimarães Rosa. Já no fim da vida, foi questionada sobre os motivos que a fizeram arriscar a vida para salvar a de outras pessoas, ao que respondeu: “porque era justo”.

Guimarães Rosa, homem introspectivo, cristão e de forte religiosidade, propicia essa comunicação entre os dois planos da existência; o da realidade sensorial e o da extra- fenomênica; assim, as personagens, alicerçadas numa fé ilimitada, buscam a obtenção de ajuda sobrenatural para suas vidas.

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza!

Atualmente, o número de judeus é de aproximadamente de 13,8 milhões, disse à Agência EFE o demógrafo Sergio della Pergola, pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém. "Antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) éramos 16,5 milhões, e depois ficamos em 11 milhões", explicou, ao fazer um balanço da situação.

No final da Segunda Guerra Mundial, 6 milhões de judeus e milhões de membros de outros grupos estavam mortos. A Alemanha nazista, seus aliados e colaboradores haviam devastado ou destruído completamente milhares de comunidades judaicas por toda a Europa.

Seis milhões de judeus foram mortos - TV Senado.

Aracy de Almeida morreu aos 73 anos em 20 de junho de 1988, no Rio de Janeiro, após complicações de um edema pulmonar.

102 anos (1908–2011)

As gravações da minissérie foram realizadas em Buenos Aires, na Argentina, e no Rio de Janeiro. As locações foram escolhidas a dedo pelo diretor artístico Jayme Monjardim e pela equipe de cenografia. A capital argentina ganhou ares da Hamburgo da década de 1930.

O Embaixador Souza Dantas acabou se tornando juntamente com Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, os únicos brasileiros reconhecidos por Israel como “Justo entre as Nações”, por terem ajudado os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Rio Negro, Paraná

Rio Negro é um município brasileiro situado na região sudeste do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 26º06'21" sul e a uma longitude 49º47'51" oeste, estando a uma altitude de 780 metros.