Como as nuvens carregam água?
Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo. As nuvens carregam água de duas formas: como gotículas de água ou como cristais de gelo.
Como a água da nuvem chega até o chão?
As nuvens, quando ficam bem cheias de água, se precipitam, ou seja: se transformam em chuva, lançando água no estado líquido. Parte da água que cai no solo penetra essa camada, formando os lençóis subterrâneos, ou freáticos. Outra parte é encaminhada para rios, lagos, represas e mares.
O que mantém as nuvens no céu?
Como todos nós sabemos, a água é mais pesada do que o ar, e isso deveria ser o suficiente para que as nuvens despencassem do céu, correto? Bom, não exatamente, pois as partículas em questão são tão minúsculas que as moléculas de ar ao seu redor conseguem "segurá-las" com uma força da física conhecida como atrito.
Quantos litros de água tem uma nuvem?
Ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos da América (NCAR), a pesquisadora Peggy LeMone afirma que nuvens do tipo Cumulus podem armazenar mais de 500 toneladas de água.
Qual é o peso de uma nuvem?
O valor encontrado foi cerca de 240 milhões de quilos, o que corresponderia a 40 milhões de elefantes! Apesar dessas estimativas, as gotículas que compõem uma nuvem são extremamente leves, apresentam um espaço muito grande entre si e, caso caíssem, evaporariam antes de tocar o solo.
Por que a água cai do céu?
Ao subir para a atmosfera, encontra o ar cada vez mais gelado. Assim, se condensa, ou seja, vira gotinhas bem pequenas, que dão origem à nuvem chamada Cumulus (do latim, acumular). Aos poucos, as gotas aumentam de tamanho; e ao ficarem muito pesadas, não conseguem mais flutuar, caindo na forma de chuva.
Onde vem a água da chuva?
A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos. O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.
O que acontece com as nuvens quando chove?
Ela desaparece antes mesmo de chegar tão longe. Enquanto a gota de chuva cai, ela passa por camadas de ar cada vez mais quentes, que acabam evaporando mais e mais moléculas de água da sua superfície.
Por que as nuvens de chuva são pretas?
A base de algumas nuvens de chuva é escura porque essas nuvens são, geralmente, bastante espessas. À medida que elas alcançam determinada altitude, os raios solares não conseguem atingir as partículas de água presentes na base da nuvem.
Quais são os 4 tipos de nuvens?
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.
Qual é a velocidade de uma nuvem?
Dentro da nuvem, estas partículas tendem a ser levadas para cima por fortes correntes de ar ascendentes com velocidades que variam desde alguns poucos quilômetros por hora até 100 km/h.
Qual é o tamanho de uma nuvem?
O site avisa que não são números oficiais e sim uma estimativa baseada na "fartura de espaço e dados". Segundo os cálculos, a nuvem tem 1 EXABYTE de tamanho. Isso equivale a 1.024 petabytes, 1.048.576 terabytes, 1,073,741,824 gigabytes e mais de um trilhão de megabytes.
Quais são os cinco tipos de nuvens?
Resumo sobre nuvens
A condensação ocorre sobre partículas chamadas de núcleos de condensação. São classificadas de acordo com a sua aparência e altitude. Existem 10 tipos delas: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus, stratus, cumulus e cumulonimbus.
O que acontece quando as nuvens ficam com grande quantidade de água?
Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.