Quais são os quatro tipos de nuvens?

Perguntado por: rcarvalho7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.

Essas nuvens geralmente parecem planas, inexpressivas e nebulosas. Eles são baixos no chão e geralmente cinza. Nimbus é na verdade a palavra para “nuvem” em latim. Nuvens Nimbus são nuvens produtoras de precipitação.

Nimbostratus – Ns
Nuvens de grande extensão e base difusa formadas por gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo com cor bastante escura.

Cumulonimbus
Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde. Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas.

Stratos: capa de nuvens espaçadas e muito baixas, possibilidades de fazer mau tempo. Nimbus: nuvens que trazem a chuva, são escuras e com forma de bigorna. Cirrus Cumulus: indicam mudança de tempo, proximidade de chuva. Altos Stratos: capa de nuvens baixas e densas que escurecem o Sol (neblina).

Cumulonimbus são as mais perigosas nuvens da Terra. Suas grandes dimensões podem ser vistas à distância (400 km de distância, vistas das condições do tempo) e carregam até neve, chuva, raios , tornados . São bastante grandes, chegando a atingir 12 km de altitude.

As nuvens são brancas porque refletem a luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz. Significa que as minúsculas gotinhas de água que formam a nuvem são iluminadas e assumem os tons do arco-íris. Como a mistura de todas as cores (em iluminação) resulta em branco, enxergamos uma fumaça esbranquiçada.

As nuvens pretas indicam que vai haver uma tempestade sem ventos fortes. As nuvens marrons indicam que vai haver uma tempestade com ventos fortes. As nuvens brancas costumam indicar um clima calmo, mas que pode fechar com uma tempestade mais tarde. As nuvens cinzas costumam indicar que vai haver uma chuva leve.

Cumulus: nuvens que formam massas individuais globulares. São, geralmente, densas e com contornos bem-definidos. Desenvolvem-se verticalmente em forma de domos ou torres.

O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.

As nuvens Cumulunimbus (CB), também conhecidas como nuvens de tempestade, podem produzir todas as formas de precipitações, incluindo grandes gotas de chuvas, granizos, pancadas fortes, raios e rajadas violentas.

Cumulus, que significa amontoado; Stratus, que significa camada; Nimbus, que significa chuva. As nuvens também podem ser líquidas (constituídas por gotículas de água), sólidas (constituídas por cristais de gelo) e mistas (constituídas por gotículas de água e cristais de gelo).

As nuvens podem fornecer informações importantes ao estudo das relações Sol-Terra-Clima. Um dos mecanismos propostos para explicar a relação que se observa entre mudanças no clima da Terra e a atividade solar é a modulação da cobertura de nuvens por íons atmosféricos, produzidos por raios cósmicos [9-12].

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.

Para saber quanto pesa uma nuvem, é necessário multiplicar o valor da densidade e do volume da água que a constitui. A massa resultante pode chegar a mais de 500 toneladas. As nuvens são formadas por minúsculas partículas de água ou gelo que flutuam sobre camadas de ar quente.

- Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas. - Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.

Localizadas a 7 mil metros do chão, as nuvens médias voam a 80 km/h e contêm mais água do que cristais de gelo. As nuvens do tipo Cumulus atingem de 25 a 40 km/h e ficam abaixo de 2 mil metros de altitude.

O componente mais usado é o cloreto de sódio, o popular sal de cozinha. Em contato com o vapor d'água da nuvem, as partículas de sal atraem minúsculas gotinhas, iniciando a criação dos pingos de chuva.

Se deitar sobre uma nuvem no céu e admirar o mundo lá de cima ainda não é uma possibilidade real, hoje em dia pelo menos é possível dormir dentro de uma. Isso em Bordeaux, na França, onde fica o Le Nuage, hotel (sim, acredite!) em forma de nuvem criado pela Zébra3/Buy-Sellf.