Como calcular a área da base de um prisma oblíquo de base quadrada?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.

Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

A área lateral de um prisma deve ser calculado a partir da soma das áreas de suas faces laterais. Tendo como exemplo um prisma reto, ou seja, todas as áreas das faces laterais congruentes, a fórmula da área lateral é: A1 = n . a, sendo “n” o número de lados e “a” face lateral.

prisma quadrangular: possui cada uma das bases no formato de um quadrilátero; prisma pentagonal: possui cada uma das bases no formato de um pentágono; prisma hexagonal: possui cada uma das bases no formato de um hexágono; prisma octogonal: possui cada uma das bases no formato de um octógono.

Existem duas classificações possíveis para o prisma: ele pode ser reto ou oblíquo. O prisma reto é o mais comum no nosso dia a dia, pois é o prisma que possui arestas laterais perpendiculares à base. Já o prisma oblíquo é aquele que possui arestas laterais com uma inclinação diferente de 90° em relação à base.

O prisma quadrangular tem bases quadradas. e as demais faces são retângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Quadrado: a área do quadrado é determinada elevando ao quadrado a medida de um dos lados. A fórmula é a seguinte: A = l2 (Sendo l, o lado); Retângulo: podemos determinar a área do retângulo multiplicando a base pela altura com a fórmula A = b * h (Sendo b a base e h, altura);

De modo geral, calcula-se a área de uma das bases e multiplica-se esse resultado por 2, pois as bases do prisma são sempre congruentes. Exemplos: 1º) Um prisma de base retangular possui as medidas dadas na figura a seguir. Calcule sua área.

Bases do Prisma
De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em: Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.

Podemos calcular a área de um prisma somando as áreas de todas as suas faces e podemos calcular seu volume usando a fórmula V=Bh, onde B é a área da base e h é a altura do prisma.

“Num prisma oblíquo, a aresta bate na base, formando um ângulo 'alfa', diferente de 90º”, afirma. O professor explica que a área total de um prisma é obtida quando se multiplica a área da base duas vezes, mais a área lateral. “Para calcular o volume do prisma, é preciso multiplicar a área da base pela altura”, diz.

Enquanto em uma pirâmide as arestas se encontram em um único vértice (que é denominado vértice da pirâmide), em um prisma existem duas bases, de modo tal que as arestas ligam as duas bases (inferior e superior) do sólido geométrico.

Resposta. Prismas retangulares são figuras tridimensionais de seis faces, onde cada uma delas forma com outros ângulos de 90 graus, como uma caixa. Cubos são um tipo especial de prisma retangular em que todas as arestas possuem o mesmo comprimento; essa é a diferença básica entre cubos e prismas retangulares.

Bases do prisma: pode ser qualquer polígono, como triângulos, quadrados, pentágonos, quadriláteros etc. A única regra é que eles devem ser congruentes; Faces do prisma: Qualquer polígono que limita um prisma é uma de suas faces; Faces laterais: Qualquer face que não seja uma base.

O prisma é um sólido geométrico formado por duas bases congruentes pertencentes a planos paralelos e pela ligação dos vértices correspondentes a essas bases. O prisma é um sólido geométrico. O prisma é um sólido geométrico que estudamos na Geometria Espacial.

Quando a pirâmide possui a base quadrada, sabemos que a área da sua base é calculada pela fórmula da área de um quadrado, ou seja, Ab = l². Exemplo: Calcule o volume da pirâmide a seguir, sabendo que a sua base é formada por um quadrado: Como a base da pirâmide é um quadrado, então, a área da base é dada por l².

A área da pirâmide é a medida relativa à sua superfície e é obtida pela soma das áreas das bases (poligonais) e de todas as faces laterais (triângulos). A área das faces laterais de uma pirâmide é obtida pela soma de todas as áreas de cada uma de suas faces laterais.

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.