Como calcular a superfície corporal?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

As fórmulas utilizadas para os cálculos de superfície corporal serão as seguintes: FÓRMULA 1: SC (m²) = (Peso em kg x 4) + 7 / Peso em kg + 90 e FÓRMULA 2: SC (m²) = (Peso (kg) elevado a 0,5378) x (Estatura (cm) elevado a 0,3964) x 0,024265.

A área de uma superfície é calculada através do produto entre o comprimento e a largura. Os múltiplos e submúltiplos do metro quadrado (m²) são: Múltiplos: quilômetro quadrado (km²), hectômetro quadrado (hm²), decâmetro quadrado (dam²).

Significado de Superfície
substantivo feminino Parte exterior e visível dos corpos; face, exterior. [Figurado] Conhecimento ligeiro e imperfeito das coisas; laivos, verniz, aparência: deteve-se na superfície do problema. Medida do comprimento e largura de uma área: superfície da sala.

NC = ton/ha.

Essa relação significa que em um dia uma criança de um determinado peso pode receber aquela determinada dose de medicamento em mg. Por exemplo, se temos a dose máxima de uma criança como 2mg/2kg/dia quer dizer que uma criança que pesa 2Kg pode receber no máximo 2 mg daquele medicamento por dia.

De forma geral, a fórmula para descobrir a atualização monetária é: multiplicar o acumulado do índice em determinado período para encontrar o novo valor. Por exemplo: se a correção foi de 20%, precisamos calcular quanto dá esse percentual diante do montante inicial e somar para ter o valor final.

O intestino possui entre 7 e 9 metros de comprimento, sendo uma das partes mais relevantes do sistema digestivo e se encontra dividido em duas partes: intestino grosso e intestino delgado. Continue lendo para saber mais sobre a função do primeiro.

Trata-se de uma medida antropométrica relacionada a dois dados principais: o peso e a altura (em certas ocasiões também são utilizados os dados da idade do indivíduo).

De acordo com esse método, a anatomia é dividida em: Macroscópica: aquela em que você observa uma estrutura corporal a olho nu, sem necessidade de aparelhos para ampliá-la. Microscópica: aquela em que as estruturas observadas são pequenas, e faz-se necessário o uso de um microscópico para observá-las.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela.

Área e perímetro são cálculos direcionados para as medidas de uma figura geométrica. A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h).

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

1 interior, âmago, íntimo, núcleo, centro, cerne, conteúdo, profundidade, profundeza.

2 área, campo, chão, dimensão, espaço, extensão, plano, região, solo, território.

CTC efetiva = SB + AI
É a soma de bases (SB), como magnésio, cálcio, potássio e sódio, com o alumínio. Geralmente, é utilizada para calcular a retenção de cátions e descobrir se o solo é ácrico ou não ácrico. Identifica se o solo tem baixa CTC efetiva ou média-alta CTC efetiva.

O PRNT é a sigla para Poder Relativo de Neutralização Total, um indicativo de qualidade dos corretivos agrícolas, avaliado pelo valor do poder de neutralização e pelo tamanho das partículas. Quanto maior o PRNT, melhor a qualidade do calcário e mais rápida é a sua reação no solo.

A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados no complexo de cargas. Os cátions que são somados para obtê-la são Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+). Não inclui, portanto, o H+ que teoricamente compartilha elétrons com as cargas do solo e não são facilmente trocáveis.

REGRA DE TRÊS - utilizado para a resolução de problemas envolvendo a diluição de medicamentos. As grandezas mais relacionadas entre si em cálculos de medicamentos pela enfermagem são concentração/volume (mg/mL) ou volume/tempo (mL/ hora ou mL/minuto). 20mL: graduação mínima de 1mL, com numeração a cada 5mL.