Como calcular o preço de venda de um produto?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
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Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

Assim, basta aplicar a fórmula mais condizente: tanto de lucro bruto ou de lucro líquido, que são:

  1. Lucro bruto = Receitas totais – Custos variáveis;
  2. Lucro líquido = Receita total – Custo total.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

O ponto de partida para calcular a porcentagem de um produto para vender é conhecer as despesas e o lucro desejado. Com esses valores é possível criar o preço de venda. É importante lembrar que existem inúmeras formas de calcular preço de venda, margem de lucros e despesas.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

30% do pagamento das despesas fixas podem vir dos produtos A, 10% dos produtos B etc. Com isso, você faz uma estimativa de quantos itens precisa vender para pagar as suas operações. O que sobrar vira lucro. Nesses cálculos, lembre-se de incluir os valores dos impostos e os descontos a serem dados aos seus clientes.

Busque o equilíbrio
Além disso, a precificação deve ser um movimento vivo, ou seja, é essencial estar atento ao mercado, ao comportamento do público e concorrentes e também as evolução do produto em si. O grande ponto que não pode sair de vista é: cobre pelo valor que você entrega.

Como calcular a margem de lucro? Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.

O markup da revenda de produtos é representado por uma equação fácil de replicar. Some o lucro desejado + despesas com a venda, ou seja, despesas como comissões, impostos e taxas. Em seguida, divida o total pelo custo de aquisição da peça. O markup será a porcentagem que resultou dessa conta.

O lucro representa todo o faturamento do período menos os custos e despesas da venda.

  1. 1 – Amplie sua carteira de clientes. ...
  2. 2 – Busque estratégias de fidelização. ...
  3. 3 – Organize o financeiro e corte custos desnecessários. ...
  4. 4 – Tenha uma boa gestão de fornecedores. ...
  5. 5 – Invista em tecnologia.

Como distribuir as despesas fixas no preço do produto
Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas.

Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível). A margem de lucro é de 50%.

A fórmula para o cálculo da margem de lucro é simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Veja o exemplo de uma loja que faturou R$ 10 mil em um mês e teve custos de R$ 6 mil no mesmo período. Pelos cálculos, a margem de lucro da loja foi de 60%.

Produto. O cálculo é simples, você deve dividir o lucro bruto pela receita, e multiplicar o resultado da divisão por 100. Quando um produto for vendido a R$ 10 e a produção custar R$ 5, você ganhará R$ 5. Esse valor é o lucro bruto e ele representa uma margem bruta de 50%.

Para saber como calcular a margem de lucro, você deve deduzir os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.

1. Itens de beleza. O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza.

Para saber como calcular a margem de lucro, é preciso, antes de tudo, recolher os valores do seu lucro e da revenda. Com esses valores coletados, é necessário fazer um cálculo simples que consiste em dividir o lucro pelo valor da revenda e multiplicar por 100.