Como calcular o preço de custo?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

É o regime ideal para empresas que mantém um faturamento linear ao longo dos meses. Para estas empresas, a fórmula para calcular o preço de custo de um produto é: preço bruto + frete + seguro + outras despesas + substituições tributárias + %IPI – %ICMS – %IPI (Se for indústria)

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

O preço é o valor pago pela aquisição de qualquer produto ou serviço. O custo é a quantidade incorrida na produção e manutenção de algo. O valor é a utilidade de um bem ou serviço. O preço é determinado do ponto de vista do consumidor.

Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

De modo geral, custo se refere ao gasto que representa todo o processo de fabricação e/ou comercialização do que estamos vendendo, podendo incluir mão de obra e matéria prima. Já quando falamos de preço, estamos nos referindo o quanto aquele produto ou serviço vale em termos monetários.

O custo total se refere à soma dos custos fixos e variáveis que envolvem a produção. Aqui, você terá o valor integral de todo o investimento envolvido na fabricação de seus produtos ou serviços. Aqui, é ideal calcular a média do custo total para cada unidade produzida.

O cálculo do custo direto unitário nada mais é do que contabilizar o consumo de materiais e o tempo de trabalho realizado por cada colaborador. Dessa forma, somam-se os gastos de horas trabalhadas com o valor dos insumos e se divide pela quantidade produzida, nesse período.

Basicamente, você pode realizar o cálculo do custo de um produto somando todos os custos e despesas resultantes da produção ou aquisição. No caso de uma indústria, é importante considerar a compra de matéria-prima, mão de obra, horas gastas na produção, enfim, tudo o que afeta o seu produto final.

Como calcular a margem de lucro
Existem três etapas para fazer esse cálculo: Determine o lucro bruto (subtraia as despesas para execução do produto e/ou serviço da receita). Divida o lucro bruto pela receita. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

É hora de sair da ideia de vender seu produto ou serviço e entrar no negócio de venda de soluções. Essa é a maneira de aumnetra lucro de vendas. Foque em vender solução para os problemas de seus clientes.

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.

Ou seja, trata-se do valor cobrado ao longo do custo total da entrega de um produto ou serviço para obter o lucro desejado.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes
O cálculo do CAC é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período.

O que é Custo por Aquisição – CPA
É uma afiliação na qual o publisher do anúncio só lucra quando a ação desejada pelo anunciante é realizada pelos visitantes. Assim, é de baixo risco para quem anuncia, já que você só paga pelas transações que realizaram o que você desejava.

No CUSTO DE AQUISIÇÃO são considerados todos os gastos incorridos na compra do bem (frete, seguro, impostos irrecuperáveis, etc.), à exceção dos tributos recuperáveis que devem ser excluídos, até a sua colocação em condições de uso ou em condições de venda.