Como calcular o valor presente na HP 12c?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Na calculadora HP-12C, o valor presente é representado pela tecla PV. Com esta mesma fórmula, podemos calcular o valor futuro a partir do valor presente.

No exemplo a seguir, vamos descobrir o valor futuro (FV), sendo que o valor presente (PV) é R$ 10.000, a taxa de juros (i) é de 10% e o período (n) é 10 meses. Portanto: FV = 1.000 x ( 1 + 0,10 ) ^ 10. FV = 25.937.

VF = VP(1+i)n
No exercício anterior podemos fazer: VF = 1.000 (1+0,04 )5 = 1.216,65, que confere com o valor determinado anteriormente.

O valor presente representa o quanto um montante em dinheiro, aplicação ou ativo financeiro vale atualmente. Ele é bastante utilizado para saber o valor real de um bem ou importância no momento em que a análise é feita.

O cálculo pode ser realizado por meio de planilhas no Excel, aplicativos ou calculadoras financeiras on-line, desde que se conheça a sua fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n). Ou seja, nela consideramos o fluxo de caixa (FC), o tempo do investimento (j) e a taxa de desconto (i).

O Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa é o valor monetário de todo o fluxo no tempo atual ou ao iniciar um investimento. Para ter este valor, é necessário somar as receitas líquidas futuras descontadas ao valor presente com uma taxa de desconto (ou taxa mínima de atratividade).

VP, uma das funções financeiras, calcula o valor presente de um empréstimo ou investimento com base em uma taxa de juros constante. Você pode usar VP com pagamentos periódicos e constantes (como uma hipoteca ou outro empréstimo) ou um valor futuro que é sua meta de investimento.

VP refere-se ao valor presente do investimento/empréstimo. VF refere-se ao valor futuro de um valor presente (VP) ou fluxos de caixa PGTO ou uma combinação dos dois.

PV: abreviação do inglês, presente value, valor presente; PMT: abreviação do inglês, payment, calcula o valor do pagamento para um empréstimo; FV: abreviação do inglês, future value, valor futuro.

A função valor presente líquido (NPV) é utilizada para descontar todos os fluxos de caixa usando uma taxa de juros nominal anual que é fornecida.

Veremos com detalhes este aspecto, no desenvolvimento do curso. Apresentaremos a seguir a sequência de comandos na HP12C, para determinação de PV (valor presente), FV (valor futuro), i (taxa de juros) e n (número de períodos).

Como calcular o P/VPA? É sempre importante lembrar que o VP (Valor Patrimonial) de uma empresa por ação é calculado ao dividir o PL (Patrimônio Líquido) pela quantidade de ações disponíveis no mercado. Tendo o VPA em mãos, para calcular o P/VPA basta apenas dividir o preço por esse indicador.

Para calcular VP-P da tensão máxima, a tensão máxima é multiplicada por 2. Para calcular VP-P da tensão RMS, a tensão RMS é multiplicada por 2,8284. Para calcular V P-P da tensão média, a tensão média é multiplicada por 3,14159. Um usuário insere a tensão, V, e o resultado será automaticamente calculado e exibido.

Importância do VPL
O VPL é importante, pois ele ajuda a analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Sendo que, ao considerar o valor do dinheiro no tempo, ele possibilita que o investidor verifique se ele terá rentabilidade real com a aplicação.

O cálculo do valor presente pode ser aplicado no momento da venda de um ativo para determinar seu valor de mercado. Ao descontar os fluxos de caixa futuros esperados gerados pelo ativo, é possível estimar o valor presente líquido da venda e tomar decisões informadas sobre o preço de venda.

A função NPV é semelhante à função PV (valor atual), exceto que a função PV permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início de um ponto. Ao contrário dos valores de fluxo de caixa NPV variáveis, os fluxos de caixa PV devem ser corrigidos durante todo o investimento.

O que é o valor presente líquido? O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).

A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.

Certo, mas como usar o VPL para dizer se o projeto é viável ou não? Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável. Se obtivermos um VPL negativo, significa que esse investimento não é viável.

Veja a seguinte fórmula: VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+….. +Fcn/(1+TMA). À primeira vista, é um pouco complicado, mas você pode usar calculadoras financeiras, Excel e existem também aplicativos para você calcular o VPL.

O ajuste a valor presente só deve ser feito em ativos e passivos que possuem operações a longo prazo, ou no caso de ativos e passivos de curto prazo que sofreram efeitos relevantes. No segundo caso, com efeitos relevantes, os cálculos devem ser realizados conforme os de longo prazo.