Como chama a costela inteira?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma peça inteira de costela completa (como é chamada) pesa, em média, mais de 20kg.

A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal.

Quais são os tipos de costela? Para fazer uma escolha correta e agradável, também é preciso saber diferenciar os dois tipos de costela encontrados nos açougues: ripa e ponta de agulha. A costela ripa se localiza na parte mais anterior da caixa torácica do animal, logo, é mais exercitada.

Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.

20kg

Uma peça inteira de costela completa (como é chamada) pesa, em média, mais de 20kg.

a costela traseira tende a ser mais macia que a dianteira, pergunte pra genética do boi o porque. Alguns estabelecimentos que fazem promoções super agradáveis estão te vendendo ou carne muito passada e convervada no gelo ou então cortes do dianteiro, próximas às paletas e o peito.

COSTELA JANELA
Nessa porção da costela, extraímos mais dois cortes: a Ripa, geralmente feita na panela como uma vaca atolada; e a Borboletinha, que é cortada bem fina para fazer na grelha como steak, em cocção rápida.

O Bife Ancho, também conhecido como entrecôte ou filé de costela — parte de onde é retirado —, é uma carne nobre espetacularmente macia e suculenta. Suas fibras pequenas e gordura lateral mantém essas qualidades na carne, que tem tamanho generoso.

Além da qualidade da peça, atente-se para o tipo de corte: a Costela em Ripas Seara Gourmet é excelente para o preparo na churrasqueira, mas possui a carne menos molhadinha. Já a Costela Suína Inteira Resfriada Seara Gourmet (ou costela ponta de agulha) é uma peça um pouco mais grossa e mais macia.

R$ 17,00 s/ juros.

A costela é um corte bovino retirado das duas partes laterais do corpo do boi. Existem, basicamente, dois tipos principais do corte que podem ser retirados para consumo: o de ponta agulha e o do tipo ripa.

Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi. É formada ainda por ossos mais finos, muitas cartilagens, e gordura e carne incorporadas, sendo considerada a “rainha da churrasqueiras” por sua maciez e suculência.

A dica para saber o quanto de costela vai para uma quantidade "x" de pessoas, é calcular 700 gramas por pessoa.

Costelas típicas
O colo não contém proeminências ósseas, mas simplesmente conecta a cabeça ao corpo. Onde o colo encontra o corpo há um tubérculo áspero, com uma face para articulação com o processo transversal das vértebras correspondentes. O corpo da costela, é plano e curvo. Esta curvatura forma o ângulo costal.

As costelas 1 a 7 são classificadas como costelas verdadeiras (costelas vertebrosternal). A cartilagem costal de cada uma dessas costelas se liga diretamente ao esterno. As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais).

As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.

Ponta de agulha, ou também conhecida como costela, é um corte extremamente saboroso por estar posicionado próximo da costela do boi e com a famosa gordura entremeada; que fica no meio das fibras da carne.

5 – Fraldinha: é um corte pequeno, suculento e macio, muito utilizado em churrascos. A fraldinha é composta por fibras, nervos e gordura. 6 – Ponta de agulha: é um corte localizado nas últimas costelas do boi. A ponta de agulha pode ser consumida inteira, em pedaços ou moída e tem um tempo de cozimento demorado.

Está localizada entre as partes dianteira e traseira do boi e pode vir com ou sem matambre, uma parte rosada facilmente identificável que deve ser removida antes do cozimento. Deve ser preparada lentamente, distante do braseiro, para amaciar as fibras.