Como chama onda de rio?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Essas ondas que acontecem no rio são chamadas de pororoca e esse fenômeno dura em média 1 hora e meia.

Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio.

O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, principalmente na foz do seu grandioso e mais imponente rio, o Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural.

Pororoca, o encontro das águas - iGUi Ecologia. Pororoca é a palavra de origem indígena e corresponde ao fenômeno natural do encontro dos rios com grande volume de água com o mar.

O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia. Os fatores para isso ocorrer na região variam desde questões geológicas, climáticas, termais ou até mesmo o tamanho ou a acidez dos rios.

Ondas mecânicas: precisam de um meio físico para se propagarem. São produzidas por estímulos mecânicos, como colisões entre corpos envoltos em qualquer meio, como ar, água, metais, etc.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

Lagos e lagoas não têm ondas tão fortes na beirinha porque têm uma superfície bem menor do que o oceano. Essa distância para percorrer é o que especialistas chamam de "pista". É como um avião, que só consegue decolar se a pista for grande o bastante para ele conquistar velocidade.

Pororoca ou mupororoca é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na Amazônia. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.

Um destes fenômenos, o chamado Encontro das Águas, acontece na confluência do Rio Negro, de água preta, e do Rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar, em uma extensão de aproximadamente 6 quilômetros.

O fenômeno natural chamado de Pororoca, acontece na foz do rio Amazonas nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. Ele ocorre ao entrar em contato com a maré do oceano Atlântico, ocasionando ondas de 3 a 6 metros de altura em extensão pelo rio de aproximadamente 20 km.

45 minutos

A Pororoca pode durar até 45 minutos contínuos. Do Tupi, poroc poroc, a palavra Pororoca significa “grande estrondo”.

A pororoca é um fenômeno caracterizado por ondas formadas pelo encontro das águas do rio Araguari com a do oceano Atlântico.

Elas são formadas a partir dos encontros das águas do rio Flexal, que tem origem no Amapá, com o rio Amapá Grande e o Oceano Atlântico. Outro detalhe é que o encontro costuma acontecer em duas fases da lua, sendo, a lua nova e cheia, ou seja, duas vezes ao mês, das 12 às 12 horas.

Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.

Quando as águas se encontram em um nível mais elevado, o fenômeno é chamado de cheia ou fluxo. Já, quando se dá a diminuição do nível das águas, é denominado de refluxo ou vazante.