O que significa passar pelo rio Jordão na bíblia?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Atravessar o Jordão significava dar um passo à frente, sem oportunidade de retroceder. A fé estava sendo transformada em atitude, em ação. Josué tinha plena confiança em Deus, e isso inspirava o povo a ter fé; assim, as pessoas responderam com total confiança.

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam.

Considerado sagrado até os dias de hoje, o Rio Jordão possui uma história bastante mística e sagrada, sendo, inclusive, citado diversas vezes no decorrer da bíblia. Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade.

Josué e os israelitas mudaram o acampamento para perto do Rio Jordão (ver Josué 3:1). Eles sabiam que deveriam atravessar o rio e se estabelecer em outras partes da terra prometida, mas o rio estava transbordando, o que dificultava a travessia (ver Josué 3:15).

A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

Após a cura, Naamã não era mais o mesmo. Seu coração foi quebrantado e ele agiu com humildade ao voltar para falar com Eliseu e demonstrou profunda gratidão. Naamã se converteu a Deus, se arrependeu de seus pecados e pediu perdão até mesmo pelos seus pecados que viria a cometer.

“Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (2 Reis 5,10). A orientação, portanto trazida pelo mensageiro, dizia que Naamã deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para que a pele fosse restaurada da lepra.

Em Josué 3 vemos que mais uma vez Deus abre as águas para que o seu povo passe por elas a pé enxuto, mas desta vez foi no rio Jordão, no período da cheia. O que vê aqui, de maneira bem prática, é a confirmação da liderança de Josué e o cuidado de Deus com o Seu povo, mesmo sem a presença de Moisés.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.